atps instrumento

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Faculdade Anhanguera - UNIDEP
Curso: Serviço Social
Professor (a) Presencial: Regina Coelum Barbosa
Professor (a) distância: Ana Maria Oliveira


PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL




Componentes:
Edson Cerqueira RA: 4300067992
Evellyn da Silva RA: 4304773197
Fernanda Fernandes RA: 1294831605
FranciscaRodrigues RA: 4352048981
Rosanete Lima RA: 4300068022




Brasília 30 de Abril de 2014

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Um dos aspectos mais importantes para os assistentes sociais está no planejamento através do seu referencial teórico-metodológico, ético político, e técnico operativo necessário para criar propostas e metodologias adequadas à determinada realidade.
Oplanejamento é importante no desenvolvimento da critica para que se perceba a reprodução das relações sociais que o sistema cria e recria, a fim de semear uma nova idéia e métodos através de um processo dialético que sejam capazes de introduzir novos valores focados no desenvolvimento e dignidade dos setores desfavorecidos da sociedade e que sejam viáveis do ponto de vista político e econômicoatravés da valorização de políticas voltadas para o sistema educacional.


Para que um grupo ou instituição atinja seus objetivos, primeiramente é necessário realizar um planejamento pormenorizado que siga determinadas etapas interdependentes para o alcance dos objetivos traçados. Tal processo de planejamento está dividido em quatro etapas respectivamente como se seguem:

PREPARAÇÃO

Apreparação é o ponto chave para um processo de planejamento que abre espaço para a participação. É nesta etapa que as bases do processo se consolidaram através de palestras e leituras seguidas de analises aprofundando e caracterizando o tipo de planejamento a estabelecer e o seu impacto para as mudanças. É necessário no planejamento que haja alguém capacitado para passar uma visão geral do todo paraos outros participantes. A preparação é importante porque irá traçar todas as ações de curto e médio prazo além de estabelecer quais os principais setores a intervir delegando as atribuições de acordo com as habilidades de cada participante.

ELABORAÇÃO

Elaboração do plano global de médio prazo: Inicialmente deve-se elaborar um marco referencial através da aplicação de questõesindividualmente a cada participante e já respondidas, reuni-las de modo que formem um texto que será repassado para todos. Após isto, realiza-se um plenário para a discussão do texto e esclarecimentos que devem ser feitos preferencialmente em pequenos grupos. Cada grupo fará sua avaliação e opinará sobre o que deve permanecer ou sair passando-se o resultado a um grupo de redação encarregado de reorganizar eredigir o novo texto realizando-se após isso um novo plenário para consolidar o marco referencial. Tendo o marco referencial em mãos, inicia-se a elaboração do diagnostico que se efetivará partindo da realidade presente para a desejada. Novamente serão usadas perguntas individualmente. Já respondidas, os participantes iram formar duplas a fim de esclarecer e acrescentar novas idéias. Após chegarem aum consenso, uma dupla se reunirá a outra e assim sucessivamente até termos grupos de oito que farão o diagnostico final da instituição comparando a realidade atual com a desejada no marco referencial.
A elaboração de uma programação seria a dedução lógica do diagnostico e exige muita coordenação e técnica. Os grupos devem visualizar as necessidades, redigi-las e distribuí-las entre os gruposrealizando-se novo plenário. Após, os participantes devem colocar no papel suas idéias para satisfação das necessidades: Políticas, objetivos e determinações gerais capazes de satisfazê-las sendo uma ficha para cada um. As fichas devem ser distribuídas entre os grupos de modo que cada um receba apenas um tipo de ficha que, por exemplo, poderia ser a de objetivos para um grupo. Feito isso, cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps De Instrumentos
  • atps de instrumentos
  • Atps Instrumentos
  • ATPS DE INSTRUMENTOS E TECNICAS
  • ATPS Instrumentos E T Cnicas
  • ATPS INSTRUMENTOS E T CNICAS
  • ATPS INSTRUMENTOS 2
  • ATPS INSTRUMENTOS E TECNICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!