ATPS FUNDAMENTOS HIST RICOS E TE RICOS METODOL GICOS DO SERVI O SOCIAL II

2028 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Cléria de Jesus Ramo RA 7599657744
Lucivane S. Fernandes RA 427616
Maria do Socorro V. Ribeiro RA 427445
Neusa Silva Leão RA 415371
Sucirleme de A. de O. Amorim RA 435694

ATPS – ATPS_FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Tucuruí-PA
2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ATPS – ATPS_FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do curso Serviço Social 3° semestre, turma E30 à Universidade Anhanguera-Uniderp Pólo Tucuruí para a obtenção parcial de nota da disciplina Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II, com a Prof.ª Ms. Elaine Cristina Vaz Vaes Gomes.

Tucuruí-PA
2014

1. RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O Serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica, ela surge como desdobramento da ação social e da ação católica, relacionadas às transformações econômicas e sociais. Em posição analógica encontra-se o Serviço Social reconceituado, que se propõe atuar sobre as causas, atuar revolucionariamente sobre o sistema. O Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano e introduziu nos currículos escolares o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social de comunidade, posteriormente desenvolvimento de comunidade.
Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de práticas desenvolvimentista, mas sua teoria era frágil quanto a compreensão da dinâmica social, das relações de classes, dos grupos sociais e das instituições.
As escolas de Serviço Social passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidades, grandes projetos foram implantados com apoio de instituições públicas (SUDENE, SUDAM, SUDESUL) e por iniciativa da igreja católica. Ao Serviço Social

Relacionados

  • ATPS CONCLUIDA DE FUNDAMENTOS HIST RICOS E TE RICOS METODOL GICOS DO SERVI O SOCIAL II 1
    1227 palavras | 5 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas