ATPS ESTRUTURA E ORGANIZA O ED

1803 palavras 8 páginas
Estrutura do sistema de ensino no Brasil

Juazeiro- Ba

Grupo:

Izabel Nascimento Carvalho RA: 410941
Josenice Alves de Souza Sampaio RA:412044
Mailla Nayana Angélica de Souza Marques RA : 410004
Samara Santos Bezerra - RA: 423448
Shara Dias Nunes RA:411452

Trabalho solicitado pelo Professor: Djalma Silveira da Silva
Disciplina : Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Curso : Pedagogia e Letras

Juazeiro - BA

ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

A Constituição brasileira é um manual de instrução para toda a vida cidadã, dentro dela temos as Leis e Diretrizes e Bases (LDB), sendo responsável pela educação por toda estrutura e forma de como deve ser conduzida a educação brasileira.
O Brasil não tem um sistema único de ensino. Podemos ver no artigo 26 da LDB: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais e da clientela”.
O sistema de ensino se diversifica de acordo com a região, Estado e cultura, sendo reciclado conforme a atualidade e necessidades da sociedade.
Também podemos afirmar que o futuro do aluno vai depender da sua formação familiar e escolar; até os seis anos as crianças são educadas de modo familiar, a partir dessa idade passa a ser um direito e obrigação do Estado, que tem como Estrutura os ensinos: Infantil, Fundamental, Médio e Superior. E é esta estrutura que determina o desenvolvimento do ensino brasileiro.

Baseada na Constituição Federal de 1988, o atual sistema é conseqüente da LDB (leis de Diretrizes e Bases da Educação), essa lei Federal foi referida pela carta magna, LDB, regulamentada cujo n° 9394 de dezembro de 1996, entrando em vigor em 1997, com

Relacionados