Roteiro Sangue Perfil Glic Mico

308 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Campus Avançado Governador Valadares
Departamento Básico – Área de Saúde
Curso de Medicina - Bioquímica III
Profa. Dra. Maisa Silva

LISTA DE EXERCÍCIOS
Sangue – perfil glicêmico

1) Em condições normais, a glicemia é mantida em níveis ideais por vários mecanismos regulatórios. Quais são esses mecanismos que regulam a homeostase da glicose?
2) Por que é tão importante a regulação da homeostase da glicose?
3) Qual é a principal diferença entre os termos hipoglicemia e hiperglicemia? Qual é a consequência da hiperglicemia em relação a filtração glomerular?
4) Indique os valores de referência médios para as seguintes condições: a) hipoglicemia; b) ideal; c) intolerância à glicose; e d) hiperglicemia.
5) Cite três possíveis causas de hipoglicemia observadas em indivíduos adultos e recém-nascidos.
6) Em consequência da hipoglicemia, há um aumento nos níveis de adrenalina. Quais são as manifestações clínicas que podemos encontrar nos indivíduos hipoglicêmicos? Essas manifestações são específicas da hipoglicemia?
7) Cite algumas complicações crônicas do diabetes mellitus..
8) Explique como a Associação Americana de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Diabetes preconizaram o diagnóstico do diabetes mellitus.
9) Quais são os tipos de diabetes mellitus e quais são as suas particularidades?.
10) O diagnóstico dos distúrbios no metabolismo da glicose depende da demonstração de alterações na concentração de glicose no sangue, também chamado de perfil glicêmico. Quais são os quatro testes mais comumente utilizados neste diagnóstico?
11) Sobre a glicemia em jejum, quais são as duas metodologias utilizadas para a sua detecção?
12) No estado hiperglicêmico pode acontecer a combinação da glicose com a hemoglobina. Sobre isso, responda: Em qual cadeia da hemoglobina ocorre a combinação com a glicose? Este processo tem como resultado uma hemoglobina glicada ou glicosilada? Justifique a sua resposta. Por que realizamos este teste? Quais

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas