ATPS ergonomia etapa 2

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Etapa 2

Relatório 2 - PROPOSTA COMERCIAL PARA A EMPRESA DE TRANSPORTES


A importância da implantação do nosso projeto na empresa leva-se a:
Adequar o posto de trabalho aos limites e capacidades do individuo (física , psicológica e cognitivamente) ;
Otimizar as condições de trabalho para conquistar eficácia , eficiência , produtividade e qualidade ;
Proporcionar condições para odesenvolvimento da criatividade e participação dos funcionários e colaboradores ;
Evitar o erro humano , prevenir acidentes e doenças ocupacionais ;
Proporcionar conforto , segurança , qualidade de vida , bem–estar e satisfação no trabalho.

Os problemas identificados na transportadora foram as seguintes:

No ato do transporte de tal carga os funcionários não recebem o EPI necessário para exercera atividade que está sendo realizada assim, se eventualmente ocorrer um acidente no posto de trabalho não estariam devidamente protegidos.
No transporte manual de sacos o peso da carga é suportado integralmente por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e a sua disposição, nessa atividade, os principais fatores de risco são: queda, choque com os equipamentos e os agentesergonômicos, especialmente levantamento de peso.
Riscos de LER(Lesões por Esforço Repetitivo) podem causar doenças como a tendinite , LME(Lesões Músculo - Esquelética) , como lesões nas costas e entorses ou estirpes que podem desenvolver a partir de vários fatores , incluindo elevação, distúrbios de movimento repetitivos como a sindrome do túnel do carpo , ou lesões resultante de esforço excessivo.Levantamento de caixas de forma errada, assim compromete a sua coluna a possíveis doenças no futuro.





Requisitos de Implementação seguindo as normas regulamentadora NR.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que o trabalhador pode carregar até 60 quilogramas (kg), mas no âmbito internacional a Niosh (National Institute for Ocupational Safety and Health), órgão internacional quefixa normas para a questão, determina o limite de 25 kg no exercício das tarefas laborais. Esse é o critério seguido nos países europeus.
Projeto de Lei (PL 5.746/05) que foi aprovado no Senado e encaminhado para a Câmara dos Deputados reduz de 60 kg para 30 kg a carga máxima que um trabalhador pode carregar individualmente, alterando o Artigo 198 da CLT que trata desse limite. Os 60 kg fixadosna legislação brasileira foram adotados há mais de um século.
A Norma Técnica 17, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata de ergonomia, estabelece que todos os equipamentos colocados à disposição do trabalhador devem estar adequados às características psicofisiológicas destes e à natureza do trabalho a ser executado. O uso de equipamento mecânico de ação manual para levantamento dematerial "deve ser executado de forma que o esforço físico seja compatível com a capacidade de força e não comprometa a saúde ou a segurança" de quem o executa.

É importante ressaltar que as proibições legais não se aplicam quando a remoção do material é feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou quaisquer outros aparelhos mecânicos (arts. 198 e 390, parágrafo único)Também a empresa que está disponibilizando o equipamento deve verificar as condições físicas do trabalhador, pois cada um possui uma estrutura física diferente do outro assim, uma certa quantidade de peso para uma pessoa seja o limite correto para que ela possa carregar e para uma outra pessoa seja um peso execivo.








Planejamento

Corrigir postura e movimento para levantamento depeso:

Postura errada:

Nunca dobre o tronco dessa forma. Todo o peso erguido é transferido à coluna vertebral, provocando dores imediatas e lesões em pouco tempo.
Evite carregar sacos e outros objetos na cabeça. Compromete o equilíbrio e comprime umas contra as outras as vértebras da coluna na região do pescoço.

Postura correta:

Agache dobrando os joelhos. Com as costas retas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Ergonomia E Seguran A No Trabalho 3 SEMESTRE 2 Etapa
  • ATPS ETAPA 1 E ETAPA 2
  • ATPS ETAPA 2
  • Etapa 2
  • etapa 2 atps
  • atps etapa 1 e 2
  • 2 Etapa Da ATPS
  • Atps 2 etapa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!