COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1519 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

QUESTÃO1. A partir da leitura do fascículo pesquise nos órgãos ou setores de recursos humanos de uma organização pública as formas de provimento e a quantidade derivado e liste os aspectos referentes ao relacionamento humano na organização, tais como: motivação, liderança, entre outros. Por exemplo, que aspectos cercam um servidor público reintegrado à Administração Pública por decisão judicial?
O Provimento é o preenchimento do cargo público. O provimento dos cargos e empregos públicos é lavrado por ato da Administração Pública e pode ser dado de modo “originário” ou “derivado”. Provimento Originário: pressupõe a inexistência de uma relação jurídica anterior mantida entre o Servidor e a Administração. A única forma de Provimento Originário é a nomeação, que pode ser realizada em caráter Efetivo ou para Cargos de Provimento em Comissão. Nomeação - Cargo Efetivo: pressupõe a aprovação em concurso público de provas ou de provas e Títulos – sabemos que a aprovação em concurso. Provimento Derivado: as formas derivadas de provimento dos cargos públicos, decorrem de um vínculo anterior entre Servidor e Administração: Promoção Readaptação Reversão Aproveitamento Reintegração Recondução. O servidor poderá progredir na mesma carreira, nos diversos escalões de uma mesma carreira.
Promoção: é a elevação de um Servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira. Com isso, houve a vacância de um cargo inferior e conseqüentemente o provimento do cargo superior. Carreira: é o agrupamento de classes de cargos de uma mesma atividade
Readaptação: é a passagem do Servidor para outro cargo compatível com a deficiência física que ele venha a apresentar.
Reversão: é o retorno ao Serviço Ativo do Servidor aposentado por invalidez quando insubsistentes os motivos

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas