ATPS EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 27 de maio de 2015


EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS








EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
























EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL






















SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. PRINCIPAIS CAUSAS DE UMA EMPRESA FECHAR AS PORTAS 5
3. O PLANO DE NEGÓCIOS 7
3.1. ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS 8
3.2. O TAMANHO DO PLANO DE NEGÓCIOSE O USO DE SOFTWARE PARA A SUA ELABORAÇÃO 8
4. ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS DO RESTAURANTE SMAK 12
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

















1. INTRODUÇÃO
Vários estudos já foram publicados sobre os motivos pelos quais as empresas não conseguem dar continuidade a suas operações e acabam por fechar as portas. A maioria desses estudos não só é inconclusiva, comotambém não consegue chegar a um denominador comum.
Com este trabalho apresentamos um estudo acerca da disciplina de empreendedorismo e comportamento organizacional, abordaremos os principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas.
O desafio principal é a identificação dos problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, apresentando propostas de soluções paraque a empresa desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próximas de seus clientes e com os colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio, buscando solucionar algumas questões sobre o funcionamento de uma empresa. Trata-se de um estudo de caso. Está dividido em etapas, onde abordamos o planejamento estratégico a partir da ferramenta SWOT (análises das forças e fraquezas,oportunidades e ameaças da empresa). Apresentamos o diagnóstico da empresa Restaurante Smak, onde apresentamos propostas para melhoria e reinserção no mercado.









2. PRINCIPAIS CAUSAS DE UMA EMPRESA FECHAR AS PORTAS
Empreender é um talento nacional. O brasileiro sempre teve dentro de si aquela vontade de ter seu próprio negócio. Mas isso não é garantia de sucesso, já que são inúmeros os casosde negócios que fracassam já no primeiro ano de operação. Os principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas são:
Falta de planejamento, deficiências na gestão e o próprio comportamento empreendedor são as principais causas do fechamento de empresas em seus primeiros anos de atividade. Isso é o que mostra a pesquisa do Sebrae-SP Causa Mortis: o sucesso e ofracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida.
Pela pesquisa, 46% dos empreendedores afirmam ter iniciado o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes nem o número de consumidores que teriam. Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir a empresa e 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.
O levantamento constatou ainda que 55% dos donos deempresas não elaboraram um plano de negócios antes da abertura, documento que contempla todos os detalhes do empreendimento como aspectos financeiros, mão de obra necessária, estratégias de marketing, perfil do público-alvo, pontos fortes e fracos, riscos, oportunidades, em resumo, tudo o que o empreendedor tem de analisar para exercer sua atividade com mais segurança.
Talento para os negócios, nãosignifica que terá resultados positivos, muitos se arriscam em um negócio próprio porque descobriu que é um bom vendedor, ou quer se dar bem nos negócios. Para ser um empreendedor de sucesso, só isso não basta, tem que pesquisar detalhadamente sobre o ramo de atividade, localização, concorrência, público-alvo, tendências de mercado, etc. só a ideia sem os devidos conhecimentos não são suficientes.Hoje em dia com globalização, a inserção de novos produtos e serviços no mercado tem uma velocidade incrível.
Conforme dados do SEBRAE, 26,9% das empresas nacionais fecham nos primeiros dois anos de abertura, existem vários fatores que contribuem para isso, que listaremos abaixo:
Planejamento – É a base para se iniciar um projeto, tanto pessoal quanto empresarial, é planejar, fazer a lição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Final EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 2015
  • ATPS DESAFIO PROFISSIONAL EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • Empreendedorismo e comportamento organizacional
  • EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
  • Empreendedorismo e comportamento organizacional
  • EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!