Atps economia estapa 1,2 e 3

2611 palavras 11 páginas
Etapa 1 História da Contabilidade
“O mundo da contabilidade é o mundo do homem, pois é neste que, no dizer de Frederico Melis, todas as ciências têm origem comum. Com efeito, se a ciência é, em suma, o conhecimento ordenado das coisas, não, se pode concebê-la sem a existência do ente conhecedor” (Monteiro, 1979:7). A história da Contabilidade é tão antiga quanto à história da humanidade, os primitivos começaram a ver os primeiros sinais da necessidade quanto à proteção a posse, desenvolvimento e interpretação dos mesmos. Ao falecer o seus bens eram passados de geração para geração, esse passou-se a ser chamado de patrimônio, eles utilizavam deste termo para todos e qualquer tipo de valores. O princípio da contabilidade se deu quando, naquela época passaram a observar o quanto seria importante controlar o comércio. O homem primitivo já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pesca, assim como a contagem dos seus rebanhos, essa contagem era feita da seguinte forma:

Quadro contagem ovelhas

A contabilidade nos registros bíblicos
Há importantes textos na bíblia que citam a necessidade de controle e registro dentre outros fatores ligados à contabilidade, iremos citar alguns trechos.
O administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber do devedores. “Lucas, cap. 16 v.01-07”.
Os bens e as rendas de Salomão também foram inventariados. “1 Reis, cap. 4 v. 22-26 e cap. 10 v 14-17”.
O patrimônio de Jó foi descrito do livro de Jó cap. 1 v 3. Depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário é apresentado em Jó cap. 42 v 12. Mais foi na Mesopotâmia que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, o homem começava a registrar o seu patrimônio, era a origem do diário. Os séculos passaram e surgem novas civilizações em torno do baixo Nilo, as planícies de inundação a agricultura floresceu e com ela um povo que deixou o seu legado até os dias de hoje, os egípcios. O

Relacionados