ATPS de Literatura Infanto Juvenil 2015 corrigida

1425 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE
CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUAS
INGLESA E PORTUGUESA
LITERATURA INFANTO JUVENIL
ALUNO: Rosemeri Marta
RA: 7706664625
ALUNO: Valéria Teixeira de Queiroz RA: 1299678248
Tutora presencial: Juliana Rezende
Tutora Ead: Ausdy santos

Belo Horizonte, 22 de Maio de 2015

INTRODUÇÃO
No contexto da literatura infantil, todas as histórias são fascinantes e utilizar destes recursos é estimular a imaginação, sentimentos e emoções de forma significativa e prazerosa.
O universo infantil é repleto de magia e sendo assim os contos e histórias são importantes pois enriquece o vocabulário ampliando idéias e desenvolvendo o pensamento e a linguagem oral e escrita. É importante que a criança em sua formação ouça histórias e perceba a importância de ouvir, compreender, interpretar e recontar as mesmas. Os contos mexem com o imaginário e estimulam a curiosidade, levando as crianças a viajarem num mundo imaginário sonhando com os acontecimentos vividos por cada personagem. Por meio da linguagem

simbólica dos contos, as crianças

constroem uma ponte de significação do mundo exterior para o interior desenvolvendo seu senso critico, expressões e criatividade. A literatura infantil auxilia na aquisição do gosto pela leitura e propicia a criança seu primeiro contato com a linguagem escrita tornando-se importante ferramenta para a alfabetização.

RECONTO
DA FÁBULA
A CIGARRA E A FORMIGA

A CIGARRA E A FORMIGA
Era uma vez um lindo e grande jardim, onde os dias eram animados, alegres e descontraídos.
Nele além de muitos insetos, morava também uma alegre e bela cigarra que passava os dias a cantar intermináveis canções, enquanto as formigas trabalhavam num vai e vem juntando folhas, trigo e todas as guloseimas que encontravam no caminho para estocar em seu formigueiro.
As formigas começavam bem cedo o dia e trabalhavam sem parar até o entardecer. Enquanto isso a bela cigarra pulava de árvore em árvore

Relacionados