ATPS De Libras

Páginas: 10 (2410 palavras) Publicado: 24 de abril de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





LIBRAS





Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Libras”, sob orientação do professor-tutor a distância .





VALPARAISO DE GOIÁS
2012






Surdez em seu aspecto médico, cultural e social:

O tema surdez envolve muitos aspectos: de ordem médica(sobre a etiologia, o diagnóstico e a cirurgia de implante coclear); de ordem lingüística (processos diferentes de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e/ou de sinais); de ordem educacional (abordagens específicas para o surdo); de ordem terapêutica (acompanhamento especialmente no campo da) fonoaudióloga; de ordem social (dificuldades na interação com ouvintes); de ordem trabalhista(dificuldade de arranjar empregos e luta pelo aumento de “cota” de vagas para deficientes); e de ordem política (luta pelos direitos dos surdos e pelo reconhecimento da língua de sinais). Todos esses aspectos decorrem da dificuldade do surdo para falar a língua legítima à língua na sua modalidade oral.
Os avanços tecnológicos, relacionados às próteses auditivas têm permitido um ganho considerável deaudição. A crença na ação milagrosa da prótese auditiva e do implante coclear faz alguns pais esquecerem até mesmo que seus filhos continuam surdos. Contudo, não é possível garantir sua funcionalidade no processo de aquisição da linguagem.
A opção por implante coclear é mais uma esperança de solucionar o problema da surdez. Integrantes da comunidade surda têm se manifestado contra talprocedimento. Segundo Roots (1999), o implante seria algo parecido com um ouvido biônico, diretamente implantado na cóclea, que estimula “poucos nervos” por impulsos elétricos. Argumenta-se que o dispositivo não amplifica os sons, que ele possibilita ouvir apenas os ruídos ambientais. O autor ressalta: “o termo ‘poucos nervos’ é usado deliberadamente”. “O implante mais sofisticado tem 24 canais, enquanto oouvido tem 35 mil células nervosas, então, somente uma minúscula fração de células seria estimulada” (Roots, 1999, p.67).
O implante é visto pelos surdos como mais uma tentativa “fracassada” de tornar um surdo um ouvinte. Este privaria a criança do convívio com a comunidade surda, e, ainda, não lhe possibilitaria participar do mundo dos ouvintes. Sendo assim uma experiência da qual não seconhecem as consequências fisiológicas, psicológicas, linguísticas e sociais.
Já os audiologistas defendem o implante coclear como uma alternativa para portadores de deficiência auditiva neurossensorial profunda bilateral que não tenham se beneficiado da prótese auditiva. O implante estimula diretamente o nervo auditivo no nível da cóclea e leva as informações para o cérebro, possibilitando o surdo asensação de audição, causando um melhor desempenho auditivo (em relação a outras próteses auditivas). Psicologicamente a pessoa não se sente mais isolada e há mudança na comunicação: reconhece vozes familiares, aperfeiçoa a leitura labial, controla melhor a entonação e a intensidade da voz, aumenta a discriminação da fala, utiliza-se de memória auditiva e melhora a qualidade do uso da fala(Kozliwski, 1994). O implante coclear não é visto como uma “possibilidade” de audição e de fala, mas como, mas “imposição” de audição e fala, pois todos que o fazem têm que falar bem.O diálogo da surdez traz junto com ele, os pré-construídos culturais em relação ao “ser surdo”: impossibilidade de falar, de aprender, falta de inteligência, insucesso na escola, incapacidade de conseguir um bom emprego etc.Surge uma série de divisões quando discutimos o tema surdez, e estas refletem as diferentes posições que os surdos têm de tomar diante da impossibilidade de ouvir. Não são posições tomadas ao acaso, tampouco são ideologicamente neutras. Elas estão relacionadas com os conflitos e as pressões sociais que os surdos enfrentam na sociedade ouvinte: deficiente/diferente; cultura surda/cultura ouvinte;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps de libras
  • ATPS Libras
  • Atps libras
  • Atps libras
  • Atps libras
  • Atps de libras
  • ATPS libras
  • Atps libras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!