atps de geotecnia

Páginas: 9 (2152 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2015
A origem da formação dos solos

Os solos tem sua origem na decomposição das rochas, que formavam inicialmente a crosta terrestre. Esta decomposição ocorre devido a agentes físicos e químicos chamados de agentes de interperismo.Os principais agentes que promovem a transformação da rocha matriz em solo são:as variações de temperatura,a água ao congelar e degelar,o vento ao fazer variar a umidadedo solo,e a presença da fauna e da flora.
Esse trabalho foi feito através de análise de solo de amostras de terra coletadas nas cidades de Aparecida e Santo Antonio do Pinhal ambas no Vale do Paraíba estado de São Paulo. E para tal processo utilizamos principalmente aparelhos de medição de granulometria como aparelho de Casagrande para determinação do limite de liquidez e usando uma placa de vidrofosco e um cilindro de 3mm de diâmetro aproximadamente a largura na mão para determinar o limite de plasticidade.
















Cidade de Aparecida
O centro da cidade de Aparecida distante 66 km do trópico de capricórnio. O ponto mais meridional fica a 49 km do referido paralelo,assim,o município localiza-se todo na zona intertropical.
Situa-se na latitude sul: 22°50`, longitude oeste 45°13`. Oponto norte da cidade fica a margem direita no Rio Paraíba do Sul,e ponto extremo oeste localiza-se na margem do mesmo rio,os pontos extremos sul e leste ficam na Serra dos Forros.Limita-se ao norte com o município de potin,ao leste e sul com Guaratinguetá,saindo ao sul de Lagoinha e a oeste com Roseira.
A cidade localiza-se numa região onde nota-se formações rochosas da Serra do Mar eMantiqueira.
Aparecida pertence à bacia de Taubaté, caracterizada pela presença de grande quantidade de sedimentos terciários, nas zonas próximas do rio encontram-se os depósitos quartenários, os quais apresentam abundância de sedimentos, caracterizando sua tectônico ventilado. Sua topografia é bastante acidentada,parte da zona urbana principal ocupa a região mais plana do município,a poucos metros naplanície pluvial e é compreendida pelo limite natural do Rio Paraíba.A outra parte da cidade situa-se num patamar terciário desdobrado em diversos níveis,aparecendo com excepcional amplitude.Sua altitude média é de 542 metros.
O numero total de habitantes é de 34.904, sua densidade demográfica é de 288,70 habitantes por quilômetro quadrado, em uma área total de 120,9 km², segundo o censo de 2000. O PIBpercapita é de R$ 9.988,36 segundo IBGE/2008.
RETÂNGULO ENVOLVENTE
22°48’41,33”S
45°10’28,3” W



22°54’23,8”S
45°17’04,7”W

Cidade de Santo Antônio do Pinhal

É um município brasileiro do Estado de São Paulo, na microrregião de Campos de Jordão. localiza-se a uma latitude 22°49’38” sul e a uma longitude 45°39’45” oeste,estando a altitude de 1080 metros.
Possuiuma superfície de aproximadamente 133 quilômetros quadrados em topografia serrana, declinosa, com relevo antigo de morros arredondados. Vales não muito profundos,tendo quase todos eles pequenas áreas semi-planas,numa altitude que varia entre 1200 a 1890 metros acima no nível do mar.
O número total de habitantes é de 6516, sua densidade demográfica é de 51,23 habitantes por quilômetros quadrados,em uma área total de 133,27 quilômetros quadrados. O PIB percapita é de R$6791,06 segundo IBGE/2008.
Os municípios limítrofes são: São Bento do Sapucaí ao norte, Campos de Jordão a nordeste, Pindamonhangaba a leste, Tremembé ao sul, Monteiro Lobato a sudeste e Sapucaí Mirim (MG) a noroeste.



RETÂNGULO ENVOLVENTE

22°48’41,1”S
45°37’53,6”W



22°50’25,2”S
45°42’18,8”WAparelho de Casagrande

Para determinação de limite de liquidez, Atterberg baseou-se no fato de que quando um material é fluido toma a forma de recipiente que o contém. Se assim for colocada uma fração de solo,em estado fluído,num recipiente,ele tomará a forma desse recipiente.Se for aberta uma ranhura qualquer na massa de solo,assim contida,essa ranhura se fechará num menor ou maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS GEOTECNIA 1
  • Atps Pronta De Geotecnia
  • ATPS GEOTECNIA I
  • Geotecnia
  • geotecnia
  • Geotecnia
  • Geotecnia
  • GEOTECNIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!