Atps Pronta De Geotecnia

Páginas: 8 (1903 palavras) Publicado: 8 de abril de 2015
(1°) Definir e explicar quais são as principais unidade de relevo (vide texto anexo). 
Planaltos – São formas de relevo elevadas, com altitudes superiores a 300 metros. Podem ser encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. Nas bacias sedimentares, os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira com as depressões. Formam também as chapadas, extensassuperfícies planas de grande altitude. Com 3.014 metros, o pico da Neblina é o ponto mais alto do relevo brasileiro.

Depressões – São áreas rebaixadas em consequência da erosão, que se formam entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos. Algumas das depressões localizadas às margens de bacias sedimentares são chamadas depressões marginais ou periféricas. Elas estão presentes em grande número noterritório brasileiro e são de variados tipos, como a depressão da Amazônia Ocidental (terrenos em torno de 200 metros de altitude).

Planícies – São unidades de relevo geologicamente muito recentes. É uma superfície extremamente plana, sua formação ocorre em virtude da sucessiva depressão de material de origem marinha, lacustre ou fluvial em áreas planas. Normalmente, estão localizadas próximasdo litoral ou dos cursos dos grandes rios e lagoas, como as planícies da lagoa dos Patos e da lagoa Mirim, no litoral do Rio Grande do Sul.

(2°) Localizar e caracterizar as cinco grandes províncias Geomorfológicas do Estado de São Paulo (vide texto anexo).

Planalto Ocidental: Abrange uma área de cerca de 50% do estado, ocupa na sua maior parte por relevos levemente ondulados de colinas emorros com encostas suavizadas.
Cuestas Basálticas: São regiões de rochas apresentando uma sucessão de grandes plataformas estruturais em direção ao planalto ocidental, com desníveis variados, na faixa leste que limita com a depressão periférica.
Depressão Periférica: Representa uma faixa entre cuestas basálticas e o planalto atlântico, que atinge 120 km de largura.
Planalto Atlântico: É umaregião de terras altas com grande variedade topográfica, é subdividido em várias zonas e subzonas, agrupando topografias semelhantes.
Província Costeira: É uma área do estado drenada direto para o mar e constitui-se basicamente  nas zonas de serrania costeira onde se destacam serra do mar e baixada litorânea, com suas planícies separadas da serra por pequenas elevações de colinas e morros.

(3°)Discorra sobre os grupos rochosos e a sua inter-relação, especificando os processos pertinentes entre os mesmos.
Rochas magmáticas ou ígneas: São formadas com duas  características rochas intrusivas ou plutónicas resfriamento lento do magma em profundidade e rochas extrusivas ou vulcânicas resfriamento rápido do magma na superfície.
Rochas Sedimentares: São formadas pelos percursos das rochas eencontram-se na natureza com pequenas partículas, como areia, fragmentos de seres vivos, etc.
Rochas Metamórficas: São formadas todas às vezes  que materiais sedimentares,  ígneos ou mesmo metamórficos forem submetidos  às condições de pressão e temperaturas diferentes das iniciais.

(4º) Especifique e diferencie Evolução Geológica e Pedológica.
Geológica: É a ciência da terra. A petrologia e amineralogia são ramos que estudam rochas e minerais, os minerais constituem as rochas, no solo há minerais provenientes das rochas e minerais formados à partir da alteração dos minerais primários.
Pedológica: Consiste no estudo do solo é considerada uma ciência, este planeta é dinâmico, ou seja, possui ciclos de criação e recriação contínua exerce influência sobre estes ciclos, faz entãoconhecer  processos que nele ocorrem, para que nossas atitudes frente a este planeta sejam mais consequentes.

(5º) Explique a importância e o significado de intemperismo.
 Intemperismo: São processos de desagregação e decomposição de rochas por ação de água, vento, gelo e sua importância são fundamentais para a vida no planeta, sem o intemperismo não haveria destruição das rochas, formação dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS GEOTECNIA
  • atps de geotecnia
  • Atps Pronta
  • ATPS PRONTA
  • atps pronta
  • ATPS PRONTA
  • ATP pronta
  • Atps pronta

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!