ATPS DE FUNDAMENTOS DAS POL TICAS SOCIAIS FINALIZADA

2309 palavras 10 páginas
Anhanguera Educacional – UNIDERP

Serviço Social

Fundamentos das Políticas Sociais

Alaíse Reis da Silva RA: 6580323622
Carla Aparecida Domingues RA: 6570187277
Glaucia Baldan Cruz RA: 6788375822
Marco Antônio de Almeida RA: 6596291595
Paloma Caroline De Oliveira Lima RA: 6577288107

Professora: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Tutora presencial: Claudia Gonçalves Pinto

Pindamonhangaba, 20 de Setembro de 2014
- No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que é Política?

Através da realização de estudos, observamos que a política denomina-se arte ou consciência da organização, direção e administração de nações ou estados, aplica-se esta ciência aos assuntos internos da nação (política interna ou externa) a mesma no seu regime democrático como ciência política e a atividade do cidadão que ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou sua militância.
A palavra política é derivada do grego antigo, que indica todos os procedimentos relativos a polis, ou cidade e estado. A mesma pode ter orientação ou atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesses públicos como, por exemplo: política financeira, política educacional, política social. Na conceituação moderna, a política é a ciência moral que normatiza do governo da sociedade civil.
As políticas sociais abordam o campo do desenvolvimento da cidadania compreendida como pauta de direitos e deveres que se estabelece entre aqueles aos quais se atribui á condição de cidadão e seu Estado.
O serviço Social contribui para a formulação e a implementação de políticas sociais públicas. O profissional dessa área atua diretamente no processo de organização e mobilização da sociedade civil, empenhando-se na efetivação dos direitos sociais e no desenvolvimento da cidadania.
A assistência social é um direito de todo cidadão e dever do estado, garantido na Constituição Federal e regulamentado na Lei Orgânica de Assistência Social, sancionada em 1993. O

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas