ATPS De Educa O Profissional E Educa O Em Ambientes N O Escolares

Páginas: 12 (2982 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA









ATPS de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares











SOROCABA /SP
2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA






ATPS de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares



Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Profissional eEducação em Ambientes Não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Mestra Rejiane Platero Ferreira e presencial: Mestra Rosana Hass.







SOROCABA /SP
2015


INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como principal objetivo discutir sobre a educação não formal no Brasil, sua importânciapara a formação dos cidadãos e como um complemento à educação formal. Nós pudemos compreender melhor as diferenças entre a educação não formal, informal e formal, além de poder relacioná-las e discutir quão importante a educação não formal é para o crescimento e formação do indivíduo na sociedade. A educação não formal é construída diariamente, e é ela que prepara efetivamente o indivíduo paracompreender o mundo e lidar com as relações interpessoais.
Vimos também que o associativismo se faz entendido como uma força estratégica para a melhoria das condições locais de vida das pessoas e de uma população, sob todas as suas dimensões, culminando com a ideia de desenvolvimento.
Também elaboramos uma situação didática, onde focamos as práticas de ensino de Língua Portuguesa a partir daEducação não formal sediado em ONGs. Como espaço que visa à inclusão social, parte da construção de práticas educativas que buscam o desenvolvimento cidadão de jovens entre 15 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, o ensino de Língua Portuguesa, entra como elemento primordial para a formação do indivíduo crítico e consciente de seu papel na sociedade, em decorrência de suareal importância para interpretação da realidade que nos circunda.






















ETAPA 1 - O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?

A Educação Não Formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente. Educação voluntária, não hierárquica e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos que porsi mesmos procuram a aprendizagem. Tomam-se em consideração as necessidades pessoais dos formandos e adequa-se a essas necessidades para responder às suas aspirações. No caso dos adultos, é um tipo de aprendizagem ao longo da vida.
A Educação Não Formal vai além das organizações não governamentais (ONG’s), seus espaços são múltiplos: nos bairros-associação, organizações que estruturam e coordenamos movimentos sociais, nas igrejas, nos sindicatos e nos partidos políticos, nos espaços culturais, e nas próprias escolas, nos espaços interativos dessas com a comunidade educativa, entre outros.
A Educação Não Formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meioda aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; aeducação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica etc. Em suma, consideramos a educação não formal como um dos núcleos básicos de uma Pedagogia Social.
Essa educação ocorre em ambientes e situações interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS de Educa o Profissional e Educa o em Ambientes N o Escolares
  • ATPS de Educa o profissional e ambientes n o escolares
  • etapa 1 e 2 da atps de educa o profissional e educa o em ambientes n o escolares
  • ATPS Educa O Profissional E Educa O Em Ambientes N O Escolares 1
  • ATPS De Educa O Profissional E Educa O Em Ambientes N O Escolares 1
  • Educa o Profissional e Educa o em Ambientes n o Escolares
  • Educa O Profissional E Educa O Em Ambientes N O Escolares
  • Educa O Profissional E Educa O Em Ambientes N O Escolares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!