ATPS DE ANTROPOLOGIA ETAPA 1

373 palavras 2 páginas
ATPS DE ANTROPOLOGIA ETAPA 1 – PASSO 3 E 4
O LIVRO QUARTYO DE DESPEJO de Carolina Maria de Jesus retrata bem o que a classe pauperizada vivenciou há cinqüenta anos atrás.
Mas mesmo com o passar dos anos o Brasil continua vivenciando os mesmos problemas, a falta de moradia, o alto índice de desemprego, drogas e criminalidade,a poluição que afeta a população diretamente na saúde, a própria saúde se encontra debilitado , pois os hospitais se encontram lotados, falta de medicamentos, falta de profissionais na área como médicos e enfermeiros, aparelhos quebrados, pois a saúde da rede pública se encontra em crise, e quem mais sofre é classe subalterna, a deficiência na área da educação também é visível no país, a desigualdade social é outro fator ainda hoje vivenciado pela prole de menos estabilidade econômica.
De lá para cá aumentou ainda mais a pobreza no Brasil, assim o Serviço Social desde 1940 começou a intervir nas lutas sociais em favor da classe mais desfavorecida do país. A pobreza brasileira é produto das relações da sociedade que a produzem e reproduzem através do capitalismo .
O serviço Social tem o papel de intervir em prol da classe vulnerável com projetos sociopolítico e socioeconômico, minimizando também o sofrimento dessas pessoas, levando-os ao conhecimento de seus direitos e deveres.
O assistente social ainda enfrenta em seu trabalho uma cultura moralista e autoritária que culpa o pobre por sua pobreza. É importante considerar que pobreza é uma categoria multidimensional,e,portanto,não se expressa apenas pela carência de bens materiais, mas é categoria política que se traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações,de possibilidades e de esperanças, como anuncia José de Souza Martins.
O Serviço Social está presente nas ONGS (ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS), atuando com grande desempenho no campo de saúde,pois, este esteve integrado aos movimentos de lutas sociais(como transtorno mental,hansenianos e dos portadores de

Relacionados