Atps custos

Páginas: 14 (3305 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


2014



SUMÁRIO

SUMÁRIO 1
Introdução 2
Qual o objetivo da Gestão de Custos? 3
Componentes no processo de Custeio 4
Contas Básicas no Processo de Custeio 5
Contas de matérias – primas ou material direto: onde são registradas todas as 5
Tipos e Métodos de Custeio 5
PEPS, UEPS e Custo Médio 7
Markup 10



Introdução
Um sistema de controle de custos pode ser definido comoo conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento de seus gastos (custos e despesas) compreendendo desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos até procedimentos mais complexos de controle, como o sistema de custo – padrão e a técnica orçamentária.
A implantação de um primeiro sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema jáexistente requer atenção em algumas diretrizes (oito no total). Porém nada adianta a empresa investir tanto em sistemas, sendo que a mesma não possui o pessoal apto para elaborar, interpretar e aperfeiçoar todo esse conjunto de documentos e informações, como é mencionado na “Sexta Diretriz”.
Cada empresa para existir e permanecer no mercado de trabalho precisa possuir e aplicar os principais / básicoscomponentes como: Gastos Diretos e Indiretos, gastos fixos, variáveis e semivariáveis, tipos de custeio, etc.
Veremos o quão é importante saber e conhecer o tipo de sistema, de custeio se é aplicável em cada organização, saber como “surgem” e como são transformadas as matérias – primas necessárias para a produção de determinado material em cada organização.



Qual o objetivo da Gestão deCustos?
O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz visando a perenização de uma empresa.
Todas as empresas devem conhecer administrar e controlar com muita propriedade os custos e despesas gerados para a produção e comercialização de seus produtos ou serviços.
A formação do preço de venda do produto ou serviço estáligada diretamente à apuração dos custos e das despesas que por sua vez devem ser muito bem formatados pelo setor de contabilidade de custos da empresa.
Objetivos do estudo da Gestão de Custos:
a)  Fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da empresa;
b)  Auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações;
c)  Fornecer informações para atomada de decisões.

Gastos, Custos e Despesas
Chamamos de Gastos os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, de apoio a essas operações (inclusive de engenharia de produto), de venda ou de pós-venda.
O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar aaquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa.
Os gastos empresariais compreendem:
Custos: gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, à comercialização.
Custos Diretos: são aqueles que podemos identificar como pertencendo a esteou aquele produto, pois há como mensurar quanto pertence a cada um de forma objetiva e direta. Ex: mão de obra direta (se houver medição de quanto tempo está se gastando em cada produto), matéria – primas das embalagens, dos componentes, da energia elétrica que está sendo consumida, etc. Esses gastos são apropriados ao produto sem que seja necessário fazer rateios, e não oferecem dúvidas quanto aserem atribuíveis a este ou aquele produto.
Custos Indiretos: também chamados de custos gerais de fabricação, são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas que para serem apropriados aos produtos, obrigam ao uso de rateios.
Custo Fixo: É a soma de todas as despesas mensais de uma empresa que esteja funcionando, mesmo que não venda ou preste nenhum serviço. São as despesas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps custos
  • Atps de custos
  • atps custos
  • atps custos
  • Atps custos
  • Atps custo
  • Atps Custos
  • atps custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!