Atps contabilidade 4 parte
DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS,
DESPESAS, PERDAS E GANHOS.
Conceito de Ativo
Ativo são os bens e os direitos que uma empresa dispõe em determinado período, adquiridos pelas suas atividades as quais geram benefícios econômicos os exemplos de ativos incluem caixa, estoques, equipamentos e prédios, duplicatas a receber, contas a receber, caixa, carros, imóveis, terrenos, maquinários e etc.
Em termos Contábeis, um Ativo de Balanço Patrimonial são classificados em:
Bens Tangíveis – São os bens palpáveis de uma organização estes podem ser tais como: máquinas e utensílios, terrenos, obras civis, móveis, veículos entre outros.
Bens Intangíveis – Os ativos intangíveis não diferem a física e são de difícil avaliação.
Estes são as patentes, direitos autorais, marcas, etc.
Para a classificação de ativos deve se utilizar as técnicas da Contabilidade onde as contas devem estar dispostas da seguinte forma:
- Ativo Circulante: que são os bens, direitos e valores a receber tais como dinheiro em caixa ou em bancos, duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc.
- Ativo Não Circulante: que são os meios fixos ou imobilizados. São os investimentos permanentes de uma companhia que são utilizados no cumprimento de suas atividades e são denominados como Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Ativo Imobilizado e
Ativo Intangível.
Critérios de Avaliação do Ativo
São várias as formas de avaliação dos ativos, sendo que, os critérios de avaliação do ativo de acordo com o artigo 183 da lei 6.404/76, alterado pelas leis 11.638/07 e
11.941/09, são:
Aplicações em instrumentos financeiros (Curto e Longo Prazo) - Valor justo quando em negociação e valor de aquisição quando possuir disposições legais ou contratuais.
Estoques - Pelo custo de aquisição ou mercado, entre os dois o menor valor.
Investimentos - De importância para sociedades coligadas e controladas. Terão seus custos avaliados pelo método da equivalência