ATPS Compet Ncias Profissionais2

5983 palavras 24 páginas
1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos como objetivo o mapeamento de normas e procedimentos, identificação de habilidade e processos, relacionamento e gestão de pessoas (Relacionamentos Interpessoal, Ética, Visão Global, Conhecimento Tecnológico e de Novas Tendências, Inovação, Equilíbrio Emocional e Aprendizado Contínuo), gerando planos de ação para as mudanças necessárias à empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS IMPORTANTES E PERPECTIVA HISTÓRICA

2.1.1 SIGNIFICADO DA PALAVRA “ADMINISTRAÇÃO” E SUAS VARIÁVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
A Administração é uma ciência social aplicada responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos (humanos, financeiros, materiais, entre outros) de uma organização.
De acordo com Idalberto Chiavenato, a palavra Administração é oriunda do Latim onde ad denota direção/tendência para, e minister significa subordinação/obediência. Ainda com referência ao autor através de sua visão pós-moderna, administrar significa “criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz”.
Seguem abaixo as mais recorrentes definições sobre o tema:
“Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos”. (Jucélio PAIVA – 2011)
“A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (Antonio César Amaru MAXIMIANO – 1997)
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas

Relacionados

  • relat rio de pesquisa ATPS Compet ncias Profissionais2 semi
    4145 palavras | 17 páginas