Atps arquitetura de computadores 6 semestre fac2

618 palavras 3 páginas
Etapa1

Passo 3

Pipeline é uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. A instrução de processamento é subdivida em etapas, uma vez que cada uma destas etapas é executada por uma porção especializada da CPU a proxima instrução entra podendo colocar mais de uma instrução em execução simultânea, como uma linha de montagem. A técnica de pipeline é utilizada para acelerar a velocidade de operação da CPU, uma vez que a próxima instrução a ser executada está normalmente armazenada dentro da CPU e não precisa ser buscada da memória, normalmente muito mais lenta que a CPU. Entre os problemas enfrentados estão à dependência de instruções anteriores e desvios que dificultam o processo, bem como a diferença de complexidade de instruções que fazem com que as mesmas possam levar um tempo variável para execução.
Desvantagens do uso do pipeline: Tendo apenas uma memória, está fica sobrecarregada e não atende às expectativas e exigências do pipeline; As instruções de desvio podem bloquear uma determinada instrução que teria que ser executada; As dependências de dados podem gerar problemas na hora de se executar um conjunto de instruções.
Vantagens do uso do pipeline: No pipeline todas as instruções têm o mesmo comprimento, ajudando no desempenho da máquina; Existem poucos formatos de instrução, o que o torna menos complexo que outras técnicas; Os operandos no pipeline, só aparecem em loads e stores, trazendo uma praticidade por simplificar a busca por eles. Além das vantagens e desvantagens generalizadas listadas anteriormente também temos que levar em conta que existem muitas estruturas diferentes que apresentam suas próprias características que vêm solucionar problemas nos processadores com Pipeline, tentando minimizar o uso de bolhas nos processadores, assim maximizando o uso do processador.

O SUPERPIPELINING:
Consiste em se colocar um grande número de estágios, no caso, sendo

Relacionados