atpas de demonstraçoes financeiras etapa 2

936 palavras 4 páginas
Análise por índices

Ao estudarmos este tema tão importante para esta disciplina teremos condições de compor, mensurar e interpretar os principais Índices Financeiros e Econômicos, utilizados para analisar as demonstrações financeiras elaboradas pelas empresas. Os índices têm por função natural fornecer informações que possibilitam ter uma ideia sobre as situações econômicas – financeira da empresa em questão, o que amplia a capacidade de análise sobre a atual situação da empresa. Estes índices podem ser divididos em dois grupos:
a) Situação financeira – Estrutura de Capital e Liquidez
b) Situação econômica – Rentabilidade
Já que citamos acima o termo rentabilidade façamos uma breve explicação sobre este, já que é motivo de grande confusão para a maioria dos brasileiros, uma vez que grande parte conclui que as margens de lucros das empresas são exorbitantes.
A maioria das pessoas se engana em relação ao assunto, devido não levar em conta os custos envolvidos no negócio e quantidade enorme de impostos que incidem sobre a produção.
Hoje nosso país esta entre os três, que possuem as maiores cargas tributárias do mundo, e para se ter uma ideia do peso dos impostos nos preços dos produtos, basta calcularmos que 52% do valor de um bem é composto por impostos.
A pesquisa desenvolvida pelo professor Kanitz, é muito interessante, pois trazem dados que mostram que os lucros nas empresas são da ordem de 2,3%, o que mostra que é muito justo comparado ao que pagamos de impostos ao governo.
Após esta explanação, passamos a analisar os índices financeiros e econômicos das Indústrias Romi S.A. - Companhia Aberta.
Os índices a seguir nos mostrará a estrutura de capital da empresa analisada:
Participação dos capitais de terceiros (endividamento)

Capital de terceiros x 100
Passivo total

2007

2008
718.293
x 100 =
53,53%

981.200 x 100 =
59,00%
1.341.737

1.662.979

Este índice nos mostra que os capitais

Relacionados