Atomo, niels bohr, jolm dalton e josep j. thorsam

690 palavras 3 páginas
Centro Educaciobal Pinheiros | Trabalho De Ciências | Atomo, Niels Bohr, Jolm Dalton e Josep j. Thorsam | | Anne Medeiros | 13/04/2012 |

|

Átomo
Quem descobriu o átomo foi o filosofo grego Demócrito, há mais de 2.000. Ele disse que se um objeto fosse dividido em partes cada vez menores, o resultado seria pedaços tão pequenos que não seria possível dividi-los. E então a chamou de átomo. A união de átomos formam moléculas, A maior parte de uma substância, como a água, o oxigênio, o açúcar, o ferro, o gás carbônico, é a sua molécula. Se ela é formada por um só átomo ou por átomos iguais, é uma substância simples (por exemplo, o ferro, o oxigênio). No caso de os átomos unidos entre si serem diferentes, a substância é composta (água, açúcar, gás carbônico, no exemplo).

Niels Bohr Niels Bohr (1855-1962) foi um físico dinamarquês. Suas pesquisas foram fundamentais para compreensão da estrutura dos átomos e da física quântica. Foi professor de física na Universidade de Compenhague e em 1916 foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica. Ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1922 por seu trabalho sobre a estrutura do átomo.

Jolm Dalton

(Eaglesfield, 6 de Setembro de 1766 — Manchester, 27 de Julho de 1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês[1]. Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos. É também um dos pioneiros na meteorologia, iniciando suas observações em 1787 com instrumentos confeccionados por ele mesmo e publicando, seis anos mais tarde, o livro Meteorological Observations and Essays (Observações e Ensaios Meteorológicos), um dos primeiros concernentes à ciência meteorológica.
Suas observações experimentais permitiu-o elaborar teorias sobre o vapor d'água e misturas de gases, apresentando em 1801 sua lei das pressões parciais: em uma mistura de gases, cada componente exerce a mesma pressão como se estivesse solitária no recipiente que a contém. Dalton concluiu

Relacionados