Ativo e Suas Mensurações

Páginas: 15 (3681 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
Ativo e sua mensuração
1. Introdução
À medida que as técnicas de identificação e mensuração de todos os itens dos relatórios contábeis se desenvolvem, maior é o aperfeiçoamento dos mesmos, incluindo-se a própria medida do valor econômico dos Ativos, bem como dos Passivos, Patrimônio Líquido e Lucro. Este artigo apresenta um estudo comparativo dos elementos característicos para identificação deAtivos e na forma como esses podem ser mensurados para dar suporte à tomada de decisão. Através deste estudo, pretende-se elencar características comuns, como forma de identificar elementos do Ativo, independentes da taxonomia. No aspecto da mensuração, é necessário que se defina o valor e mensuração, após o que se poderá optar por registrar os Ativos a Valores de Troca.

2. Definições de Ativo“... ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. ( CPC 11, PAG 3)
Para definir Ativo é necessário relacioná-lo às coisas e eventos econômicos reais, tendo em vista a confecção dos relatórios contábeis que deverão conter informações úteis à tomada de decisão em relação a investimentos,créditos e similares.
Segundo o CPC 00, a entidade geralmente emprega os seus ativos na produção de bens ou na prestação de serviços capazes de satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores. Tendo em vista que esses bens ou serviços podem satisfazer esses desejos ou necessidades, os consumidores se predispõem a pagar por eles e a contribuir assim para o fluxo de caixa da entidade.Conforme o CPC 00, a forma física não é essencial para a existência de ativo, embora muitos ativos, como itens do imobilizado, terem essa forma. Por isso, as patentes e os direitos autorais, por exemplo, são considerados ativos, caso deles sejam esperados que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e caso eles sejam por ela controlados. Embora a capacidade de a entidade controlar osbenefícios econômicos normalmente resulte da existência de direitos legais, o item pode, contudo, satisfazer à definição de ativo mesmo quando não houver controle legal. Por exemplo, o conhecimento (know-how) obtido por meio da atividade de desenvolvimento de produto pode satisfazer à definição de ativo quando, mantendo esse conhecimento em segredo, a entidade controlar os benefícios econômicos quesão esperados que fluam desse
ativo.

O CPC também preceita que o direito de propriedade não é essencial para determinar a existência do ativo, como por exemplo, caso a entidade controle os benefícios econômicos que são esperados que fluam da propriedade de um imóvel que seja objeto de arrendamento mercantil, este será um ativo.
As entidades normalmente obtêm ativos por meio de sua compra ouprodução, mas outras transações ou eventos podem gerar ativos. Por exemplo,
um imóvel recebido de ente governamental como parte de programa para fomentar o crescimento econômico de dada região ou a descoberta de jazidas minerais. Transações ou eventos previstos para ocorrer no futuro não dão origem, por si só, ao surgimento de ativos. Desse modo, por exemplo, a intenção de adquirir estoques nãoatende, por si só, à definição de ativo.

3. Características do Ativo
Segundo o CPC 04, Ativo é um recurso:
(a) controlado pela entidade como resultado de eventos passados; e
(b) do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade.
Como foi visto, uma das principais características do Ativo é sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os têm,individualmente ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entradas de caixa. Também, nesta definição, pode-se perceber as características de benefícios futuros através do potencial de serviços geradores de fluxos de entradas de caixa. Outra característica é o direito exclusivo da entidade aos benefícios futuros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ativos
  • Ativos
  • aTIVO
  • Ativo
  • Ativos
  • Ativo
  • ativo
  • Ativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!