Antonio vieira

Páginas: 2 (491 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
Biografia de António Vieira:


António Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português. Lutou contra a escravidão dos índios, numa época em que era normal ter escravos.Defendeu a liberdade religiosa.
Nasceu em Lisboa, na rua Cônego, no dia 6 de Fevereiro de 1608 numa família humilde, Filho de Cristóvão Vieira Ravasco e Maria de Azevedo. Foi para o Brasil comseis anos de idade, fez os primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas em Salvador. Ingressou na Companhia de Jesus como noviço em Maio de 1623 .
Em 1625, fez os seus votos de castidade,ordenando-se sacerdote em 1634.
Após a Restauração da Independência, em 1640, regressou em 1641 a Lisboa, iniciando uma carreira diplomática. Em 1646, foi à Holanda e, no ano seguinte, à França, comencargos diplomáticos. Pretendendo obter para a Coroa a ajuda financeira dos cristãos-novos, entrou em conflito com a Inquisição, mas acabou por conseguir que fosse fundada a Companhia de Comércio doBrasil.
Regressou ao Brasil em 1652 como missionário no Maranhão e no Grão-Pará, continuando a defesa da liberdade e dos índios.
Em 1654, pouco depois de proferir o célebre Sermão deSanto António aos Peixes, em São Luís, no Estado do Maranhão, regressa a Lisboa onde procura apoio real para as missões dos Jesuítas. Regressa ao Brasil em 1655.
Em 1656, voltou para aEuropa. Com a morte de D. João IV, torna-se confessor da Regente, D. Luísa de Gusmão. Vieira perdeu a influência na corte, no reinado de D. Afonso VI, em 1662.
Entrou de novo em conflito com aInquisição que devido a divergências. Em 1665 é preso pela Inquisição de Coimbra e mantido sob custódia devido às suas ideias messiânicas e à defesa dos “cristãos novos”; Em 1667 foi condenado ainternamento e proibido de pregar, mas, seis meses depois, a pena foi anulada, com a regência de D. Pedro.






Regressou mais uma vez a Lisboa, seguro de não voltar a ser importunado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antonio Vieira
  • Antonio vieira
  • Padre Antonio vieira perguntas
  • Padre Antônio Vieira
  • Padre António Vieira
  • Padre Antonio Vieira
  • padre antonio vieira
  • Padre antonio vieira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!