Ativo/Passivo

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
é qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do ultimo dia do exercicio social da data de publicação do balanço a que faz parte. Exemplos clássicos são os Impostos a Recuperar, os Contratos de Mútuo valor. (com os sócios). Outro exemplo que entra são os empréstimos a sócios ou diretores,pois são certos direitos a receber que, mesmo pressuponto recebimento a Curto Prazo, devem ser classificados no Realizável a Longo Prazo. E isso acontece pois a empresa não vai acionar seu diretor se este não pagar na data combinada.
Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas(artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;
Serão classificadas contas da mesma natureza das do ativo circulante, porém realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistasou participantes no lucro, que não constituíram negócios usuais na exploração do objeto da companhia.
INVESTIMENTOS
Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capitalsupera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra debens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
Em finanças, "Investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis).
Classificação dos investimentos
A. Independentes / Dependentes
Dois investimentos A e B dizem-se independentes quando as receitaslíquidas de um não são influenciadas pela realização ou não do outro.
São dependentes quando as receitas líquidas forem afectadas pela realização do outro. Dentro desta classificação podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos.
Complementares – quando a influência for positiva; Concorrentes – quando a influencia for negativa; Mutuamente exclusivos - arealização de um exclui a realização do outro.
B. Convencionais / não convencionais.
Convencionais – Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguido de um ou mais períodos de receitas liquidas.
Não convencionais - No caso contrário, isto é, receitas e despesas intercaladas no tempo.
C. Grande /Pequeno Um investimento é grande ou pequeno conforme a sua influência no sistema depreços.
D. Inovação / Substituição / Expansão / Estratégico
Inovação – Tem por objectivo a produção e lançamento de novos produtos, assim sendo estes podem ser estudos de mercados e a evolução prevista, determinação de encargos ou estudo da concorrência e as suas prováveis acções.
Investimento de substituição – São os mais frequentes nas empresas, não aumentam a capacidade da empresa e são osque apresentam menos incerteza.
Investimento de expansão – Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem mudar a natureza dos seus produtos. Um acréscimos de despesas qu corresponde a um aumentos das receitas.
Investimentos estratégicos – Não tem por objecto aumentar directamente a rentabilidade da empresa, mas sim promover a as condições favoráveis à sua prosperidade e ao êxito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ativo E Passivo
  • Ativo e passivo
  • O que é ativo e passivo?
  • passivo e ativo
  • Ativos e passivos
  • Ativo e passivo
  • Ativos e passivos
  • ativo e passivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!