Ativo E Passivo

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 19 de março de 2015
1.3.1 Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento, dentro de determinados critérios de avaliação.
A demonstração confronta os Ativos (bens e direitos) que a empresa possui com seus Passivos (obrigações) ou Patrimônio Líquido (o que foi fornecido pelos proprietários).
A grande importânciado balanço reside na visão que ele fornece das aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Líquido) e outras análises a serem vistas no decorrer deste trabalho.
No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio serãoagrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa, portanto as contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, conforme a capacidade do Ativo de ser convertido em moeda corrente; assim um bem ou direito, quanto mais próximo estiver de se transformar em dinheiro, maior liquidez possuirá, enquanto que as contas do passivo devemobedecer à ordem decrescente das exigibilidades.

As contas do balanço classificam-se em vários grupos e subgrupos, cujo esquema é apresentado logo a seguir:

QUADRO Nº. 01 ATIVO E PASSIVO.
Fonte: IUDÍCIBUS, 1998.
Classificação do Ativo:
Ativo Circulante: composto pelos bens e direitos que irão ser convertidos em dinheiro, dentro do prazo de doze meses. Divide-se nos subgrupos: Disponível: composto pelas exigibilidades imediatas.
Ex.: Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicações de Liquidez Imediata etc.
Realizável a Curto Prazo: alocam os direitos a receber no prazo de até doze meses.
Ex.: Duplicatas a Receber ou Clientes, Impostos a Recuperar, (-) Duplicatas Descontadas, (-) Provisão para Devedores Duvidosos. Estas duas últimas contas representam contas retificadoras da conta duplicatas areceber ou clientes e são classificadas no ativo, tendo saldos credores, por isso são demonstradas com o sinal (-) etc.
 Estoques: representam os bens destinados à venda e que variam de acordo com a atividade da entidade, como produtos acabados, produtos em processo de fabricação, matérias-primas e mercadorias.
 Despesas Antecipadas: compreende as despesas pagas antecipadamente que serão consideradascomo custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte.
Ex.: Seguros a vencer, Aluguéis a vencer e Encargos a apropriar etc.
Ativo Realizável a Longo Prazo: compreende os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte e as dos bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados por coligadas, controladas, proprietários, sócios, acionistas e diretores.
Ex.: Contas aReceber a Longo Prazo, Empréstimos a Controladas, Depósitos Judiciais, Aluguéis a Receber, Duplicatas a Receber (+12 meses) etc.
Ativo Permanente: compreende os bens fixos necessários para que a entidade alcance seus objetivos. Divide-se nos subgrupos: Investimentos, Imobilizados e Diferido.
 Investimentos: as contas representativas dos bens e direitos por participações permanentes em outras sociedadese os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante, que não se destinem à manutenção da atividade da sociedade.
Ex.: Imóveis para aluguel, Participações em Coligadas, Participação em Controladas e Obras de Arte, Provisões para Perdas etc.
 Imobilizados: as contas representativas dos direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da empresa, ouexercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.
Ex.: Imóveis, Veículos, Instalações, Móveis e Utensílios, Benfeitorias em Propriedades de Terceiros, Depreciação, Exaustão e Amortização Acumulada, Marcas e Patentes, Direitos Autorais, Máquinas e Equipamentos etc.
 Diferido: as contas representativas das aplicações de recursos em despesas que contribuirão para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ativo e passivo
  • O que é ativo e passivo?
  • passivo e ativo
  • Ativo/Passivo
  • Ativos e passivos
  • Ativo e passivo
  • Ativos e passivos
  • ativo e passivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!