Atividades EE Jun2013 1

3677 palavras 15 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO ESPECIAL – 80h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pesquise em sites, livros, revistas, informações a respeito da Educação Especial na atualidade e elabore um texto. Lembre-se de que seu texto não deverá exceder 30 linhas.
R: No Brasil até a década de 50 não se falava em Educação Especial, foi a partir de 1970 que a mesma passou a ser discutida.
Enquanto educadores nosso papel frente à inclusão reside em acreditar nas possibilidades, pois estamos falando do futuro de pessoas com necessidades especiais.
Na atual LDB pode se constatar que houve uma evolução. Em 1954 surge o movimento das associações de pais e amigos dos excepcionais a APAE. A vivencia escolar tem demonstrado que a inclusão pode ser favorecida, mas é preciso preparação e dedicação dos professores, a atual escola deve possuir infraestrutura que atenda aos portadores de necessidades especiais para a acessibilidade e bem estar do aluno.

2. O percurso histórico da educação especial aponta dois momentos muito importantes: integração e inclusão, diferentes conceitos e práticas. Com base no texto e em outras pesquisas, defina cada um deles.
R: A integração não torna o individuo normal e sim capaz de participar da corrente natural da vida inclusive na escola. O conceito de integração apresenta três dimensões abrangentes. A integração física envolve o espaço e o tempo do mesmo ambiente. A integração funcional supõe a utilização dos mesmos recursos educacionais disponíveis no ensino comum. A integração social diz respeito ao processo de integração com o meio, a comunicação e a inter-relação por meio da participação ativa nos grupos, na escola e na comunidade.
Já o movimento da inclusão o aluno passa a ser o centro e o meio ambiente deve ser adaptado às necessidades específicas do educando, esse movimento implica

Relacionados