Atividades complenetares

2008 palavras 9 páginas
A Corrente do Bem

Neste filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente. Instigado por uma atividade sugerida por um professor, cuja intenção era somente fazer as crianças pensar, Trevor, 12 anos, dispara uma corrente do bem. Para participar, bastaria ajudar uma pessoa a fazer algo que ela dificilmente conseguiria sozinha. Com uma única condição: que o favorecimento replicasse a boa ação para três pessoas. “Ao viés sensível e filosófico da obra, é possível associar um olhar matemático da situação”

Conclusão:

O objetivo desse filme tem como aproximar-se do conceito de progressão e desenvolver a capacidade de analisar numericamente uma situação. Podemos exibir o filme todo, mas temos que ater à cena em que o garoto Trevor explica, em sala de aula, a sua idéia sobre a corrente do bem aos colegas (33m00s a 35m55s a 2h03m05s). Após a exibição, faça um bate-papo sobre a história e ideia de Trevor. Pergunte se a situação retratada no filme, em que centenas de pessoas se envolvem pouco tempo, é matematicamente viável. Proponha então a seguinte brincadeira para a turma: um aluno deverá tocar o braço de dois colegas. Os que foram tocados ficam com um braço levantado e encostam em outros dois alunos, desde que ainda não tenham participado. No fim, converse com a turma sobre a rapidez com que todos participam e pergunte: e se cada um tocasse três em vez de dois colegas? O que mudaria? E se a escola toda fosse envolvida?

O Príncipe do Egito

Esta história bíblica, que se passa no Egito antigo, narra o mito de Moisés. Temendo o crescimento da população hebréia e a conseqüente ameaça ao seu poder, o faraó Seti decide que todos os meninos hebreus deveriam ser afogados. Desesperada, uma mulher abandona seu filho num rio, dentro de um cesto. A criança é encontrada pela rainha, que a cria como irmã do herdeiro Ramsés. Quando se torna adulto, Moisés descobre que é hebreu e decide libertar seu povo da

Relacionados

  • Hierarquia das leis
    1707 palavras | 7 páginas
  • analise
    1930 palavras | 8 páginas