atividades bases bilogiacas

630 palavras 3 páginas
Vôlei de Praia

1.Historia
O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos) e no Havaí, na década de 1920. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.
A estrutura para a prática do vôlei de praia inclui uma quadra de areia com dimensões de dezesseis metros de comprimento por oito metros de largura. A bola utilizada deve ter massa entre 260 e 280 gramas, com circunferência entre 66 e 68 centímetros e ter cores brilhantes (rosa, amarelo, branco ou laranja). A rede que divide a quadra é presa a dois postes laterais, com altura de 2,55 metros, fixados a uma distância de 0,7 a 1 metro de distância da quadra. As dimensões da rede são de 8,5 metros de comprimento por 1 metro de largura.
Em competições oficiais, regulamentadas pela Federação Internacional de Voleibol, são permitidas apenas equipes formadas por dois jogadores, que devem estar previamente inscritos na súmula. Uma curiosidade é que em torneios internacionais não se permite a permanência do treinador próximo à quadra.
Os uniformes para as competições são calção de banho, para homens, e sunquíni, para mulheres. O uso de camisa é opcional, a não ser que haja alguma regra específica da competição. Os números de identificação dos jogadores devem ser obrigatoriamente 1 e 2.

Curiosidade:
O Vôlei de Praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos).

2. As regras oficiais de jogo são:
Cada set é constituído de 21 pontos corridos, em competições vinculadas à Federação Internacional de Voleibol. Já em competições nacionais, os sets são de 18 pontos cada. Um set só é finalizado quando há diferença mínima de dois pontos entre as equipes;
Caso algum jogador se machuque durante a partida, é permitida a paralisação do jogo em cinco minutos. Caso o atleta

Relacionados