ATIVIDADEPOSGRADUAOIIPS2015 20150828101632

651 palavras 3 páginas
Faculdade Pitágoras - Campus Betim
GESTÃO DE FROTAS
Nome:_______________________________________________________ASSINATURA:________________________________
Curso:
Data:
PÓS GRADUAÇÃO
21/02/2015
Professor: RÉGIS CLEBER

Estudo de caso – Fedex Corporation

Orientação: O aluno deverá fazer de forma individual o exercício proposto entregando-o como parte de sua avaliação.
FedEx ou FedEx Corporation é uma empresa norte-americana de transporte expresso de correspondências, documentos e objetos oferecendo ainda vários serviços de logística.
FedEx é um acrônimo do nome original da empresa, Federal Express. A ideia para a
FedEx veio de um trabalho que Frederick Smith (fundador) escreveu enquanto estudante de graduação na Universidade de Yale sobre como as empresas de correio de entrega daquela época foram usando de forma ineficiente as rotas aéreas de passageiros para a realização das entregas. Esta ideia foi a responsável por lançar uma empresa que foi a primeira na história americana a atingir R$ 2 bilhões em menos de 10 anos sem uma fusão ou aquisição.
Frederick Smith teve a ideia do nome de Federal Express por causa de suas conotações com o serviço de entrega que abrangesse todo o país e por ser um nome potencialmente fácil de ser reconhecido. Ele incorporou a sua nova empresa e começou a fazer entregas em abril de 1973. A empresa começou com apenas 14 aviões voando para fora de
Memphis e servindo 25 cidades americanas. Memphis foi escolhida por sua localização central e pelo bom tempo que fazia com que os aeroportos fechassem menos. Em julho de 1975, a empresa começou a dar lucro.
FedEx cresceu rapidamente no final de 1970 e início de 1980. Em 1977, o governo federal desregulamentou o setor de transporte aéreo, o que permitiu que a FedEx usasse aviões maiores e aumentasse a eficiência. A empresa mudou para um único sistema de computador, chamado COSMOS, em 1979, que lhe permitiu controlar vários aspectos da empresa. Os lucros chegaram a R$ 40 milhões em 1979.
A FedEx

Relacionados