AtividadeI Resumo Pdf

389 palavras 2 páginas
BRASIL. Educar. In: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 1.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
Eder Cledinei Engster1
O presente resumo do capítulo Educar, escrito por Brasil (1998), referente à necessidade das instituições de educação infantil em incorporar suas funções está dividido em subunidades abordando cada uma de suas responsabilidade, sendo o brincar uma das temáticas. Estes contribuem para a formação da creche e pré-escola que no desenvolvimento das crianças em seu brincar de... ou brincar com o que... pode ser muito útil e operacional para a formação dos futuros homens. A brincadeira muitas vezes envolve sentimentos e julgamentos que podem levar a criança a produzir boas coisas para o futuro ou simplesmente ser alguém que não veja com bons olhos o caminho a percorrer. Para uma criança a brincadeira tem a simbologia da realidade induzida, onde a realidade nada mais é que a imitação da vida real transformada por ela para que possa assim usufruir de tudo, bom ou ruim.
O ato de brincar recria situações, fatos e objetos que em sua realidade o significado é muito diferente do que se apresenta e que pode-se criar diversas situações a partir do nada, a partir de um simples gesto, um sopro, uma fagulha. Para uma criança o nada não existe, onde não a luz sempre haverá um monstro por traz da cortina negra, onde o breu toma conta a luz da imaginação de uma criança ilumina com tamanha claridade que chega ser indescritível. Muitas crianças usa esse breu momentâneo em suas vidas para solucionar problemas que lhe são significativos, pois usam a brincadeira para observar a situação com outros olhos, podendo assim experimentar muitas situações e soluções em suas vidas, adquirindo e desenvolvendo mais conhecimento.
Algumas brincadeiras que utiliza métodos verbais, orais e tabuleiros servem também para entre outras formas de conhecimento a capacidade de concentração, será a partir deste momento que a criança começara a perceber muitas situações na vida real

Relacionados

  • MONOGRAFIA FERNANDO VARGAS DE CASTRO
    30876 palavras | 124 páginas