Atividade Sistemas Operacionais lista freetz

5944 palavras 24 páginas
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MAUÁ

Renato Fleury Catuzzo

Lista de exercícios
Fretz Sievers Junior

MAUÁ / SÃO PAULO
2015
Renato Fleury Catuzzo

Lista de exercícios

Lista de exercícios referente as aulas de sistemas operacionais.
Prof.° Fretz Sievers Junior.

MAUÁ / SÃO PAULO
2015
Sumário
Lista 1 - Capitulo 1 – Tanembaum 1
Lista 2 - Capitulo 1 - Maia 5
Lista 3 - Capitulo 2 – Maia 8
Lista 4 - Capitulo 3 – Maia 11
Lista 5 - Capitulo 4 – Maia 13

Lista 1 - Capitulo 1 – Tanembaum

1) O que é multiprogramação?
Multiprogramação é uma solução obtida para acabar com a ociosidade do processador quando há a necessidade da troca entre processos a executar.Com ela é possível dividir o tempo de processamento entre as tarefas que já estão carregadas na memória.

2) O que é a técnica de spooling? Você acredita que os computadores pessoais avançados terão spooling como um recurso padrão no futuro?
É uma técnica de ler os dados de entrada (ex. cartões de job) para o disco assim que estiverem disponíveis, assim no final de cada processo o processador poderia passar para o próximo passo. Existe também o sppoling de impressão, que consiste em uma cache, antecedente à impressão em si. É óbvio que não se precisará do spooling de entrada futuramente (e já não se precisa) já ospooling de saída provavelmente será usado por muito tempo.

3) Nos primeiros computadores, cada byte de dados lido ou escrito era diretamente tratado pela CPU (não havia DMA - acesso direto à memória).Que implicações esse arranjo tem para a multiprogramação?
Esse arranjo tira a funcionalidade da multiprogramação, sem o acesso memória, o processador é incapaz de fazer outras tarefas em seu tempo ocioso.

4) A ideia de família de computadores foi introduzida nos anos 1960 com os computadores de grande porte IBM System/360. Essa ideia está morta e sepultada ou ainda vive?
Está mais viva do que nunca. Hoje em dia, todos (se não todos, em sua

Relacionados