Atividade De Sistemas Operacionais

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS







Nome: André Santos Xavier
Ra.: 914111604
Curso: Sistemas de Informação

São Paulo, 2014Atividade de Sistemas Operacionais
1. Os S.O.s nasceram em qual geração de computadores?
R.: Na década de 50, quando começou a utilização dos transistores.
2. Quais os tipos de S.O.s estudados?
R.: SistemasMonoprogramáveis/Monotarefa, Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa, Sistemas BATCH, Sistemas de Tempo Compartilhado, Sistemas de Tempo Real, Sistemas com Múltiplos Processadores.
3. Dê as características de cada tipo, destacando como é a relação do Sistema com o computador.
R.: Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa: Neste tipo de sistema, o processador, a memória e os periféricos permanecem exclusivamente dedicados àexecução de um único programa.
Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa: Neste tipo de sistema os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações: enquanto um programa espera por um evento, outros programas podem estar processando neste mesmo intervalo de tempo.
Sistemas BATCH: Processamento em batch tem como característica não exigir interação do usuário com osistema ou com a aplicação. Todas as entradas ou saídas são implementadas por meio de algum tipo de memória secundária, geralmente disco ou fita.
Sistemas de Tempo Compartilhado: Neste tipo de processamento, cada usuário tem a impressão de que a máquina está dedicada ao seu programa, como se ele fosse o único usuário a se utilizar do sistema.
Sistemas de Tempo Real: No sistema de tempo real nãoexiste a idéia de fatia de tempo como nos sistemas de tempo compartilhado. Um programa ocupa o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro com um nível de prioridade maior.
Sistemas com Múltiplos Processadores: Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais CPUs
interligadas e trabalhando em conjunto.

4. Pesquise sobre exemplos de aplicações emsistemas Real Time.
R.: Os sistemas Real Time tem que reagir, dentro de um prazo pré-definido, a um estímulo do meio. Por exemplo, em um hospital, o sistema que monitora os batimentos cardíacos de um paciente deve avisar os médicos caso haja alteração nos batimentos. Outro aspecto importante dos sistemas Real Time é a previsibilidade. O sistema é considerado previsível quando podemos antecipar seucomportamento independentemente de falhas, sobrecargas e variações de hardware.
5. O mesmo para Sistemas Distribuídos.
R.: Internet, Clusters, Processadores Multinúcleo , Servidores, Motores de Busca.
6. Sistemas do tipo Batch deram a idéia de processamento em lote utilizado até os dias de hoje. Pesquise alguns exemplos de aplicações.
R.: O processamento batch tem a característica de não exigir ainteração do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.
7. Pesquise sobreserviços disponibilizados em ambiente cliente/server.
R.: Email, a World Wide Web e redes de impressão são exemplos comuns dos serviços disponibilizados neste tipo de ambiente.
8. Define o que é Kernel.
R.: Kernel é o núcleo do S.O., é graças a ele que o software consegue utilizar o hardware. Digamos que o Kernel é a ligação entre um e o outro (software/hardware).
9. Quais as principais funções doKernel?
R.: Tratamento de interrupções e exceções, Criação e eliminação de processos, Escalonamento e controle de processos, Gerência de memória, Gerência de sistemas de arquivos, Gerência de dispositivos de E/S, Suporte a redes e teleprocessamento, Contabilização de uso do sistema, Auditoria e segurança do sistema.
10. O que é a System Call?
R.: É uma porta de entrada para acesso ao núcleo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade 1
  • Atividade de Sistema Operacional
  • Atividade de sistemas operacionais
  • ATIVIDADE DE SISTEMAS OPERACIONAIS 2015
  • Atividades de estrutura do sistema operacional
  • ATIVIDADE SISTEMAS OPERACIONAIS
  • ATIVIDADE AVALIATIVA DE SISTEMA OPERACIONAL
  • atividades capitulo 8 sistemas operacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!