ATIVIDADE AVALIATIVA DE SISTEMA OPERACIONAL

Páginas: 23 (5534 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS AQUIDAUANA
TÉCNOLOGO EM SISTEMA PARA INTERNET












ATIVIDADE AVALIATIVA DE SISTEMA OPERACIONAL






























Aquidauana-MS
2012
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS AQUIDAUANA
TÉCNOLOGO EM SISTEMA PARA INTERNET










ATIVIDADE AVALIATIVA DE SISTEMAOPERACIONAL




Lista de exercício apresentado para a disciplina de Sistema Operacional do curso de Sistemas Para Internet do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul sob a orientação do Prof Vitor Lima
























Aquidauana-MS
2012

Questão 01: Caracterize e defina conceitualmente Deadlock e Livelock.
Questão 02: Caracterize e defina conceitualmente SwapIn / Swap Out.
Questão 03: Caracterize e defina conceitualmente as principais diferenças entre sistemas de arquivos NTFS, EXT3, EXT4 e ReiserFS.



Deadlock
Alguns dispositivos devem ser dedicados a um usuário até que este termine sua tarefa, não podendo ser interrompido para atender a solicitação de outro processo. Quando dois processos alocam recursos para si de forma que nenhum dois possarealizar a tarefa, mas também nenhum dos dois disponibilizam estes recursos antes de realizar a tarefa estes processos encontram-se em um impasse (deadlock) e permaneceram ali até que um fator externo os retire dessa situação.
O princípio básico do impasse é descrito formalmente: "Um conjunto de processos está em um impasse se cada processo do conjunto está esperando um evento que somente outroprocesso do conjunto pode causar. Como todos os processo estão esperando, nenhum deles jamais causará qualquer dos eventos que poderiam acordar qualquer dos outros membros do conjunto e todos os processos continuam a esperar eternamente."[citar de: Tenembaum].
Um sistema consiste de um número finito de recursos a ser distribuído entre um número de processos competindo pelos mesmos.
Os RecursosSão quaisquer entidades que puderem ocasionar bloqueio de processos. Um bloqueio ocorre quando um recurso não está disponível e é requisitado por um processo. Ex. de recursos:
Dispositivos de E/S, Memória, região crítica
Deadlock É uma situação na qual processos estão bloqueados à espera de recursos que
jamais serão liberados Exemplo clássico de deadlock:
Supondo que o processo P1 requisite orecurso R1, execute algumas ações requisite o recurso R2 e que o processo R2 requisite o recurso R2, execute algumas ações e requisite os recursos R1, como mostrado abaixo.

P1: ... R (R1); ... R(R2); ... L(R1,R2)
P2: ... R (R2); ... R(R1); ... L(R1,R2)

O deadlock ocorre quando os dois processos adquirem o primeiro recurso necessitam. No exemplo, se o processo P1 adquire o primeiro recurso(R(R1)) e antes de obter o segundo recurso, o processo P2 adquire R2 (R(o sistema entra em deadlock, pois tanto P1 quanto P2 ficarão bloqueados espera de um recurso que nunca será liberado.
Tipos de recursos
Serialmente reusáveis;
Constituídos de um número fixo de unidades idênticas, cada uma podendo ser utilizada de forma independente das demais. Após uma unidade ter sido utilizada por umprocesso, pode ser reutilizada por outro, de forma serial. Cada unidade pode estar em um dos seguintes estados: alocada, disponível.
Recursos consumíveis
São constituídos por um número variado de unidades que são criadas e consumidas dinamicamente pelos processos. Os processos que produzem as unidades são denominados produtores e os processos que consomem as unidades são denominados consumidores. Sãocaracterísticas dos sistemas processos cooperantes (trocas de mensagens, sinas de sincronização).
Condições necessárias para a ocorrência de deadlock [Coffman, et. al. System
Deadlocks. ACM Computing Surveys, 1971].
1) Exclusão mútua: o processo solicita o recurso para uso de forma
mutuamente exclusiva.
2 ) Espera por recursos: Processos possuem recursos enquanto esperam
por recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade sistemas operacionais
  • Atividade 1
  • Atividade de Sistema Operacional
  • Atividade de sistemas operacionais
  • ATIVIDADE DE SISTEMAS OPERACIONAIS 2015
  • Atividades de estrutura do sistema operacional
  • ATIVIDADE SISTEMAS OPERACIONAIS
  • Atividade De Sistemas Operacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!