ATIVIDADE DE PSICOLOGIA

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2015
Rosí Bonin da Silva Rolizola
RA: 6107262617

Tema 1
Questão 9

Quais as principais teorias da psicologia no século XX?

Behaviorismo ou Teoria S-R (Stimuli –Respond / Estímulo – Resposta)- Nasce com Watson, nos Estados Unidos e tornou-se importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
 
Gestalt- Nasce na Europa e, postula a necessidade de secompreender o homem como uma totalidade.
 
Psicanálise- Nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como a ciência da consciência e da razão.
 
Tema 2
Questão 10

Cite as fases de desenvolvimento sexual (e suas zonas de erotização) propostas pelateoria freudiana.
Nas fases do desenvolvimento sexual Freud contribuiu com uma teoria das fases do desenvolvimento do indivíduo. Este passa por sucessivos tipos de caráter: oral, anal e genital. Essas fases se desenvolverão entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos de idade, e estão ligadas ao desenvolvimento do Id:
Na fase oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal, o desejo e oprazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;
Na fase anal, ou fase da libido ou hedonismo anal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas excreções e fezes. Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;
Na fasegenital ou fase fálica, ou fase da libido ou hedonismo genital, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.
Tema 3
Questão 10
Quais são as idéias fundamentais da Psicologia Socio-Histórica?

A psicologia sócio-histórica, que tem como base ateoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano (homem natural, isolado, abstrato) a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações de diversos contextos sociais.
Desde o momento do nascimento de cada um está inserido em um tempo e em um espaço em movimento constante. Ahistória de nossa vida caminha de forma a processarem a todos uma história de vida integrada com outras muitas histórias que se cruzam naquele momento.
Temos assim um movimento de constituição do homem que passa pela vivência com os outros e vai-se consolidar na formação adulta de cada um de nós. A criança e o adulto trazem em si marcas de sua própria história - os aspectos pessoais que passarampor processos internos de transformação -, assim como marcas da história acumulada no tempo dos grupos sociais com quem partilham e vivenciam o mundo. Assim, o indivíduo transforma-se de criança em adulto
processando internamente, por meio de seu livre-arbítrio, as diversas visões de mundo atividade externa com as quais convive.


QUESTÃO 4

Estágio sensório-motor (de 0 a 24 meses) - A inteligênciamanifesta-se através de suas ações, que são geralmente aplicadas a várias situações problemas. Também apresenta um certo planejamento das suas ações, o que é uma característica crescente da sua inteligência.
Estágio pré-operacional (de 2 a 7 anos) – Inicia-se em seu primeiro momento (2 a 4 anos) com a linguagem e termina com o desenvolvimento da função simbólica. No segundo momento (de 4 a 7anos) caracteriza-se pelo sincretismo do pensamento, porque a criança está interessada no todo e não nas partes.
Estágio das operações concretas (de 7 a 12 anos) – A criança operacional já pensa de maneira lógica, do ponto de vista do adulto, mas com grande dificuldade de raciocinar com conteúdos totalmente verbais. Nessa fase ela deve possuir algumas características como: representação mental,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade psicologia
  • Atividade Psicologia
  • Atividade De Psicologia
  • ATIVIDADE DE PSICOLOGIA
  • ATIVIDADE DE PSICOLOGIA
  • ATIVIDADE DE PSICOLOGIA
  • Atividade de psicologia
  • Atividade de psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!