Atividade De Psicologia

Páginas: 16 (3870 palavras) Publicado: 11 de abril de 2015


INTEGRADO - Colégio e Faculdade







Milena alves correa quaresma
Ariane da silva de barros
Bárbara lopes
bruna schiavo zago
cassiano ricardo
weslley joda de oliveira











Atividade de psicologia












CAMPO MOURÃO – 2015
Atividade de Psicologia 1 – Projeto Integrador.

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimentocientífico (em qualquer área).
Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Para compreender isso melhor, pense na abstração (no distanciamento e trabalho mental) que Newton teve de fazer para partindo da fruta que caía da árvore (fato do cotidiano), formular a lei da gravidade (fato científico).
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo deconhecimento.
O senso comum integra, de um modo precário (mas é esse o seu modo), o conhecimento humano, é um conhecimento necessário para o dia-a-dia. Como por exemplo a dona de casa, quando usa a garrafa térmica para manter o café quente, sabe por quanto tempo ele permanecerá razoavelmente quente, sem fazer nenhum cálculo complicado e, muitas vezes, desconhecendo completamente as leis datermodinâmica.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
O senso comum faz com que nos acostumamos com alguns outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada. Nesse caso estaremos usando termos definidos pela psicologia científica. Não nos preocupamos em definir as palavras usadas e nem por isso deixamos de ser entendidos pelo outro. Ou seja, a visão-de-mundo éestabelecida pelo senso comum, uma vez que, nos acostumamos a usar termos científicos no dia-a-dia, sem saber ao certo seu real significado estabelecido pela ciência.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Por vezes utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico’’.
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cadaum deles abrange?
Os domínios do conhecimento humano são; A arte: quando o homem, já desde a sua pré-história, deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhou a sua própria figura e a figura da caça, criando uma expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade. A religião: que é a formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seusmistérios e princípios morais. A filosofia: que surge desde os gregos, quando preocuparam-se com a origem e com o significado da existência humana. A ciência: onde os conhecimentos devem ser obtidos de maneira sistemática, programada e rigorosa. E o senso comum: defini-se por ser todo aquele conhecimento necessário para o dia-a-dia para simplificar as coisas, passado de geração para geração.
6. Quaisas características atribuídas ao conhecimento científico?
Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.O conhecimento científico é claro e preciso: os seus problemas são distintos, os seus resultados são claros. O conhecimento científico é comunicável: não é inefável, mas expressável; não é privado, mas público. Oconhecimento científico é verificável: deve passar pelo exame da experiência. A investigação científica é metódica: não é errática, mas planejada. O conhecimento científico é sistemático: uma ciência não é um agregado de informações desconexas, mas um sistema de ideias ligadas logicamente entre si. O conhecimento científico é geral: situa os factos singulares em hipóteses gerais, os enunciadosparticulares em esquemas amplos. O conhecimento científico é legislador: busca leis (da natureza e da cultura) e aplica-as. A ciência é explicativa: tenta explicar os factos em termos de leis e as leis em termos de princípios. O conhecimento científico é preditivo: transcende a massa dos factos de experiência, imaginando como pode ter sido o passado e como poderá ser o futuro.
7. Quais as diferenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade psicologia
  • Atividade Psicologia
  • ATIVIDADE DE PSICOLOGIA
  • ATIVIDADE DE PSICOLOGIA
  • ATIVIDADE DE PSICOLOGIA
  • ATIVIDADE DE PSICOLOGIA
  • Atividade de psicologia
  • Atividade de psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!