ATIVIDADE DE PORTIF LIO EJA

2156 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino, amparada por lei, e voltada às pessoas que não tiveram acesso, pelas mais variadas razões, ou não concluíram o ensino regular no período considerado apropriado, de acordo com o limite de idade estabelecido. No entanto, são pessoas que possuem uma cultura própria, com embasamento e conhecimentos gerais a respeito de determinados assuntos. Assim sendo, as necessidades desse público são bastante distintas, e, portanto, o papel do professor é fundamental no processo de inclusão desses alunos à vida escolar.
O papel do professor da EJA transcende a figura tradicional, e assume uma conotação especial, uma vez que além da necessidade de identificar o perfil e o potencial de seus alunos, este também pode ser identificado como modelo a ser seguido. O perfil desses alunos é bastante diverso, mas quase todos possuem marcas profundas causadas pelo preconceito, vergonha, discriminação, críticas, e tantos outros problemas que são vivenciados não somente em seu cotidiano familiar, mas também na comunidade em que se encontram inseridos.
Um aspecto bastante importante da EJA é que essa modalidade de ensino faz com que a educação torne-se possível, e capaz de mudar significativamente a vida dos alunos que nela ingressam, permitindo que possam reescrever a sua história. Educar é muito mais do que reunir um grupo de alunos em uma sala de aula e transmitir-lhes um conteúdo previamente planejado, o professor atuante na EJA deve ter uma compreensão muito mais ampla da realidade diária vivenciada por essas pessoas. É preciso acreditar nas possibilidades do ser humano, incentivando-os na busca de seu crescimento pessoal e profissional.
Como afirma Freire (2005, p. 15): O conceito de educação de adultos vai se movendo na direção do de educação popular na medida em que a realidade começa a fazer algumas exigências à sensibilidade e à competência científica dos educadores e das

Relacionados