ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_ AULA 02: CLARICE LISPECTOR.

576 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UFC VIRTUAL

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA IV
PROFESSORA: SANDRA MARA ALVES DA SILVA
ALUNA: ANTONIA KALINE VIEIRA SILVA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_ AULA 02: CLARICE LISPECTOR.

QUITERIANÓPOLIS-CE
FEVEREIRO/2015

Atividade de portfólio_aula 02
Você vai ler o conto "A mensagem" (clique aqui) e o ensaio "A fantástica verdade de Clarice" (Clique aqui) e pensar, e escrever sobre essa "verdade" que a literatura veicula, essa "mensagem" que o texto literário nos traz. Ao fazer isso, você estará refletindo sobre a própria condição da literatura e, por extensão, da arte contemporânea, em relação às verdades que deve, pode, tenta, recusa trazer. Vamos pensar, minha gente! Depois de tanto pensar, escreva um texto de pelo menos vinte linhas fazendo seu comentário, dando sua opinião sobre essa arte contemporânea.
Ao ler o conto “A mensagem”, de Clarice Lispector, e o ensaio “A fantástica verdade de Clarice”, de Leila Perrone-Moisés, pude perceber que essa “verdade” propagada pela literatura constitui-se de uma busca incessante sem um resultado previsível, de incertezas e permeada por muita subjetividade. Que se assemelha à vida conturbada dos jovens personagens do conto, visto que nessa busca o que encontram é a angustia da dúvida. Entretanto, a “verdade” absoluta nunca é exposta no texto literário, pois sua essência permite que o leitor interaja (imagine) dentro da obra, independentemente do que o autor pensa, isto é, essa flexibilidade livre do leitor que faz o texto literário ocultar essa “verdade”. Clarice Lispector também oculta esse conhecimento da verdade.
Quanto à mensagem, fica evidente que é praticamente impossível extrairmos uma mensagem que possa ser percebida imediatamente numa obra literária, visto que os bons escritores não têm essa preocupação. Assim, a arte poética é livre

Relacionados