atividade de epidemiiologia

1977 palavras 8 páginas
Atividade 1

EPIDEMIOLOGIA E ENFERMAGEM APLICABLIDADE PRATICA

ZAIDA MANTUNk

A Epidemiologia aplica-se ao estudo de todas as condições que afetam ou se relacionam com a situação de saúde de uma população, incluindo-se aí, entre outras: a ocorrência de doenças de um modo geral (morbidade, mortalidade, incapacidade); o estudo de relações causais; a distribuição, qualidade e adequação dos serviços de saúde; a nível administrativo, a supervisão, a avaliação e a vigilância do processo saúde-doença; pesquisas clínicas; testes terapêuticos e outros. O método epidemiológico é uma ferramenta de grande utilidade para sanitaristas, pesquisadores, médicos clínicos, enfermeiros e todas as demais categorias que trabalham.
Entre as mudanças que se fazem necessárias para o apoio da enfermagem ao projeto de oferecer a toda a comunidade a assistência à sua saúde, está o seu preparo, quer a nível de formação básica, através de uma educação continuada, para poder coordenar as ações de saúde, dentro de nova estruturação dos serviços que se implantam no país e, como consequência , novas funções ou ampliações das já existentes. O trabalho de enfermagem tem sua especialidade e, através da assistência que presta, contribui para a integralidade da assistência à saúde. Nessa assistência identificam-se procedimentos, tarefas e atividades que as categorias vêm realizando na prática e que podem ser expressas por ações.
O ensino da epidemiologia para o enfermeiro daria a ele oportunidade de utilizá-lo como um instrumento de planejamento da programação, acompanhamento e sua avaliação.
Atividade 2 vírus Ebola é um vírus que é transmitido por pessoas ou animais infectados através do contato sanguíneo, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais que causa febre hemorrágica, sendo uma doença viral muito perigosa
Sintomas
No início, os sintomas não são específicos, o que dificulta o diagnóstico. A doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor

Relacionados

  • Serviço social
    18521 palavras | 75 páginas