Atividade de Biologia

1239 palavras 5 páginas
Exercícios:
1.
2. 1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.
3. Célula é a unidade estrutural e funcio¬nal fundamental dos seres vivos. Portanto, todos os organismos vivos são compostos por células, de acordo com a Teoria Celular. Os dois tipos básicos são conhecidos como células procarióticas e células eucarióticas. As células procari¬óticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear (carioteca). Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma. A célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

4. 2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?
5. As principais biomoléculas que compõem uma célula animal são: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos por DNA e RNA. Podemos dizer que essas molécu¬las possuem função de combustíveis para nossas células. Nos permitem realizar funções simples, como respirar, correr ou praticar atividade física.
6.
7. 3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?
A membrana plasmática possui uma dupla ca¬mada de lipídios, tendo carboidratos ligados em sua face externa e proteínas inseridas na dupla camada formando canais importantes para o transporte de substâncias. Essa organização é conhecida como "modelo mosaico fluido” podendo-se dizer que a membrana é fluida, assimétrica e tem permeabilidade seletiva. Os dois tipos de transporte entre a membrana são conhecidos como transporte passivo e transporte ativo sendo que no transporte passivo, não há gasto de energia, uma vez que a substância passa do meio mais concentrado para o menos con¬centrado sendo subdividida em três tipos: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose. No transporte ativo,

Relacionados