Atividade Avaliativa 9 Resolucaoeconomia empr

866 palavras 4 páginas
ECONOMIA EMPRESARIAL - PED

ATIVIDADE AVALIATIVA 9

CURVA DE CUSTOS DE PRODUÇÃO

1. Se o custo marginal da produção estiver aumentando, o custo variável médio estaria aumentando ou diminuindo? Explique.
R. Um custo marginal crescente é compatível com um custo variável médio crescente ou decrescente. Se o custo marginal for menor (maior) que o custo variável médio, cada unidade adicional de produção estará adicionando ao custo total menos (mais) que as unidades anteriores, o que implica que o CVMe está diminuindo (aumentando). Logo, é necessário saber se o custo marginal é maior ou menor que o custo variável médio para determinar se o CVMe é crescente ou decrescente.
2. Se a curva de custo médio da empresa apresenta formato em U, por que sua curva de custo variável médio atinge seu nível mínimo em um nível de produção mais baixo do que a curva de custo médio total?
R. Quando a empresa apresenta rendimentos crescentes de escala, a sua curva de custo médio de longo prazo apresenta inclinação negativa. Quando a empresa apresenta rendimentos constantes de escala, a sua curva de custo médio de longo prazo é horizontal. Se a empresa apresenta inicialmente rendimentos crescentes de escala, e depois rendimentos constantes de escala, a sua curva de custo médio de longo prazo inicialmente cai, e depois se torna horizontal.
3. O custo para um passageiro voar do ponto A até o ponto B é de $50.000. A companhia aérea executa essa rota quatro vezes por dia, às 7h, às 10h, às 13h e às 16h. O primeiro e o último vôo vão lotados, com 240 passageiros. O segundo e o terceiro vão com metade da capacidade. Calcule o custo médio por passageiro de cada vôo. Suponha que a companhia o contrate como consultor de marketing e queira saber que tipo de cliente deve tentar atrair — o cliente dos horários de pico (o primeiro e o último vôos) ou o cliente dos vôos vazios (os dois do meio). Que orientação você lhes daria?
R. O Custo Médio por passageiro é CMe=50.000/240=$208,33 para os vôos

Relacionados