Atividade 4 Pesquisa Te ricaDilman

1089 palavras 5 páginas
Curso: Técnico em Multimeios Didáticos
Disciplina: MD-Educadores e Educandos: tempos históricos
Professores: Caroline Santos Teixeira (Presencial) e Ayala De Sousa Araújo (EaD)
Data: 26/04/2015
Aluno(a):Dilmam Lima dos Santos,

Atividade 4 – Pesquisa Teórica

Do ponto de vista da economia, o Brasil, no Período Imperial, era predominantemente rural, com grandes fazendas de café, engenhos de açúcar, criação de gado, pequenas manufaturas, teares, pecuária de pequenos animais e agricultura de subsistência. Do ponto de vista político, prevalecia a força das oligarquias rurais e, nas províncias, ocorriam intensas rebeliões sociais na base popular que desejava mudanças. Dentre essas rebeliões, destacam-se: Cabanagem, Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada, Guerra dos Farrapos e Praieira.
Utilizando os mecanismos de busca da Internet, pesquise sobre os motivos que levaram à instituição dessas rebeliões. Faça um quadro comparativo e elabore uma reflexão sobre a relação entre essas rebeliões e as manifestações populares que vêm acontecendo desde o mês de junho de 2013 e sua relação com a mobilização da consciência crítica dos jovens brasileiros.

QUADRO COMPARATIVO
Rebeliões
Características próprias
Pontos em comum
Cabanagem
Revolta de índios e negros ocorrida no Grão-Pará durante o período regencial(1835-1840).eles lutavam pela indignação da situação de pobreza em que viviam e por causa do descaso que havia se instaurado no poder os a independência do brasil. o nome cabanagem foi escolhido pela maioria dos revoltosos morarem em cabanas a beira de rios. foram derrotados e se eu me lembro bem foram mortos 40000 revoltosos.

Em todas as revoluções tinha como objetivo defender os interesses das classes mais pobres e descriminadas lutando por seus direitos e por um pais mais democrático e com direitos iguais para toda população.

Revolta dos Malês
Revolta pelos negros e islâmicos, pois mesmo sendo livres sofriam muitas discriminações por serem negros e seguidores do

Relacionados