ATIVIDADE 3 CARDIACA

2659 palavras 11 páginas
Excitação Rítmica do Coração
O NODO SINUSAL
O nodo sinusal é uma pequena tira achatada e elíptica de músculo especializado, com aproximadamente 3 mm de largura, 15 mm de comprimento e 1 mm de espessura; está localizado na parede superior lateral do átrio direito, imediatamente abaixo e lateral à abertura da veia cava superior. As fibras deste nodo quase não têm filamentos contrateis e têm 3 a 5 μm de diâmetro, em contraste com o diâmetro de 10 a 15 μm fibras musculares atriais circunvizinhas. No entanto, as fibras sinusais são contínuas com as fibras atriais, de modo que qualquer potencial de ação que se inicia no nodo sinusal espalha-se imediatamente para os átrios.
Ritmicidade automática das fibras sinusais
Muitas fibras cardíacas têm a capacidade de auto-excitação, um processo que pode ocasionar contrações rítmicas automáticas. Isto é particularmente verdadeiro para as fibras do sistema especializado de condução do coração; a parte desse sistema que apresenta o maior grau de auto-excitação são as fibras do nodo sinusal. Em vista disso, o nodo sinusal controla normalmente a freqüência de batimento de todo o coração.
Mecanismos da ritmicidade do nodo sinusal - No músculo cardíaco, existem três tipos diferentes de canais iônicos na membrana contribuem de forma importante para ocasionar as alterações de voltagem do potencial de ação. São eles (1) os canais rápidos de sódio; (2) os canais lentos de cálcio-sódio, e (3) os canais de potássio. A abertura dos canais rápidos de sódio por alguns décimos milésimos de segundo é responsável pelo início muito rápido e semelhante a uma ponta do potencial de ação observado no músculo ventricular devido ao rápido influxo de íons sódio positivos para o interior da fibra. Em seguida, o platô do potencial de ação ventricular é causado principalmente pela abertura mais lenta dos canais lentos de cálcio-sódio, que dura alguns décimos de segundo. Finalmente, a crescente abertura de canais de potássio e a difusão de uma grande

Relacionados