Atividade 2 Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas

Páginas: 12 (2775 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015
Atividade 2 - DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E MARCAS



Observe a legenda abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto.

Princípio 1 – Peneira de ideias.
Princípio 2 – Evite a monocromia.
Princípio 3 - Olhe para fora da janela.

Na 3M, uma das empresas mais inovadoras do mundo, para uma ideia nova tornar-se umproduto inovador, uma sugestão percorre um longo caminho. No mercado, de cada três mil ideias, uma, e apenas uma, transforma-se num produto de sucesso (com dois anos de boas vendas). Antes disso, ela passa por avaliações técnicas e comerciais e recebe uma pontuação, que determina sua viabilidade e a prioridade de lançamento. Nenhuma ideia, por mais irrelevante que pareça, pode ser descartada antesdessa avaliação criteriosa. Mais: todos os funcionários têm direito a dedicar 15% do horário de trabalho para aumentar seus conhecimentos e desenvolver pesquisas. (Fonte: Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas. acesso em 2 de agostode 2011.)

O(s) princípio(s) de Desenvolvimento de um Novo Produto que está(ão) relacionado(s) com o caso da 3M é:



Resposta Selecionada:
c.
Somente o Princípio 1
Respostas:
a.
Somente o Princípio 3

b.
Os Princípios 1 e 2

c.
Somente o Princípio 1

d.
Somente o Princípio 2

e.
Os Princípios 2 e 3

Feedback da resposta:
A alternativa correta é “Somente o Princípio 1”, pois o textodemonstra que uma ideia passa por várias avaliações técnicas e comerciais e recebe uma pontuação que determina a sua viabilidade. Esse processo é uma peneira de ideias.



 Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos



Leia atentamente as informações abaixo e, a seguir, responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:

Eu já sabia que a empresa conta com dezenas de laboratórios bem equipados einveste bastante dinheiro em pesquisas (US$ 1,3 bilhão em 2006). Mas qual era a chave para que isso gerasse resultados? "O verdadeiro segredo", disse Holliday, "é montar a equipe certa para desenvolver cada projeto. Gostamos de pessoas radicais, que pensam diferente, pessoas que simplesmente não seguem ordens com facilidade." Fiquei surpreso. Aquela frase lembrava a famosa resposta do inventor ThomasEdison quando um funcionário novo lhe perguntou sobre as normas do laboratório: "Não há regras aqui. Estamos tentando criar alguma coisa". Mas não imaginava que esse espírito estaria presente numa companhia com quase 60 mil funcionários, que fatura US$ 27,4 bilhões. Holliday, um engenheiro simpático, que com 12 anos de idade ajudava o pai a vender empilhadeiras em Nashville, no Tennessee,prosseguiu: "As pessoas nessas equipes inovadoras são diversificadas, são homens e mulheres que vêm de diferentes culturas e áreas de atuação, com passados acadêmicos diversos. Elas questionam as verdades. É isso que gera uma cultura criativa".

É claro que existe uma série de outros fatores necessários para que uma empresa seja inovadora. A definição das áreas em que a companhia pretende inovar, osrecursos (financeiros e humanos) alocados para isso e os mecanismos de avaliação de projetos são alguns deles. Mas tudo vai por água abaixo se, na base, a empresa não contar com as equipes certas. Times formados por pessoas com brilho nos olhos, que encaram suas tarefas como uma missão, tão absortas no trabalho que não contam as horas que faltam para o dia acabar. (fonte: Reportagem de Eduardo Ferrazpublicada na revista Época Negócios edição 13 de 5 de março de 2008).

A vantagem do pioneirismo que está retratada no texto acima é:




Resposta Selecionada:
e.
Desenvolvimento de espírito inovador.
Respostas:
a.
Estabelecimento de barreiras à entrada.

b.
Construção de vantagem sustentável.

c.
Reputação de inovador.

d.
Maior eficiência em custos, preços baixos e mercados mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E MARCAS RESPOSTA ATIVIDADE 2
  • Atividade 4 Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E MARCAS ATIV 2
  • desenvolvimento de novos produtos e marcas
  • Desenvolvimento de Novos produtos e Marcas
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • Desenvolvimento de novos produtos e marcas 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!