Atividade é referente à abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados"

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Atividade é referente à ABORDAGEM EMPÍRICA EM CAMPO OU "DOS EFEITOS LIMITADOS"

1.  Discorra sobre a orientação e a perspectiva que caracteriza a abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados".
A abordagem empírica em Campo ou “dos efeitos limitados” segue-se uma orientação sociológica, deixando de lado a perspectiva psicológica da Teoria da Abordagem Empírico-Experimental, passando aolhar a pesquisa sobre a mídia de forma global, a partir do ponto de vista da capacidade geral da influência sobre o público. Sendo assim a Teoria Hipodérmica falava em manipulação rápida e Empírica Experimental ocupava-se da persuasão, contemplando os relacionamentos comunitários.
2.  Qual o objeto de estudo da pesquisa sobre o consumo dos meios de comunicação de massa (MCM)?
O objeto deestudo da comunicação não se trata de uma coisa palpável, estético, comunicação não de uma “coisa”, mas si um processo. Nem tudo que diz respeito aos meios de comunicação é objeto de estudo do nosso campo. Nosso campo se interessa pela relação que estabelecemos com a programação e o uso do aparelho.
Assim temos exemplos do estudo de Lazarsfeld, propondo que o público é capaz de fazer suas própriasescolhas.
3.  Descreva as formas propostas para o estudo da atração dos programas.
A atração dos programas fundamenta-se em três maneiras distintas, em saber qual o significado de um programa para o público.
Análise de conteúdo: A partir dessa análise podem-se tirar conclusões daquilo que os ouvintes gostam ou não dentro do conteúdo específico de um programa qualquer. Características dos Ouvintes:é fazer uma análise atenta e diferenciada dos vários

grupos de ouvintes. São conhecidas as diferenças psicológicas existentes entre
sexos, idades e grupos sociais. Se um programa é escutado predominantemente por um grupo social, é possível compreender-se a natureza do seu atrativo.
Estudos sobre as gratificações: aqui estuda como os conteúdos da mídia afetam o público, o que a maioria dosmembros do público deseja e por quê.  Analisa o tipo de consumo que o público faz das comunicações de massa Lazarsfeld (1940) fala - a respeito da rádio - de efeitos pré-seletivos e de efeitos posteriores. Primeiramente, a rádio seleciona o seu público e só depois exerce a sua influência sobre esse público.
A análise dos fatores que explicam as preferências por um determinado meio, relaciona-se,com a análise da estratificação (permanecer somente com aquele meio; não mudar) dos grupos sociais que revelam tais hábitos de consumo.

4.  Explique os chamados "efeitos pré-seletivos" e os "efeitos sucessivos".
O efeito pré-seletivo e efeitos sucessivos nada mais é uma forma que Lazarsfeld (1940) achou para certa comparação generalizada de um determinado assunto em relação à comunicação demassa.

5. Como se dá a abordagem de estudo do “contexto social e os efeitos dos meios de comunicação de massa”?
O estudo do contexto social e os efeitos dos Meios de Comunicação de Massa, é que os trabalhos da mesma, estudam fenômenos sociais mais amplos. Em sua essência a mesma associa os processos de comunicação de massa as características do contexto social em que os processos se realizam.É uma teoria que compreende os efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa dependem das forças sociais.

6. Tomando como base uma situação de campanha eleitoral e os estudos sobre o "contexto social e os efeitos dos MCM", explique o papel dos líderes de opinião e o "fluxo de comunicação em dois níveis" (two-step flow of communication).

Um líder de opinião é aquele indivíduointerado e interessado em matéria de mídia, podendo influenciar a opinião de seus cidadãos da mesma comunidade, sendo mais
ativo no envolvimento político e mais determinado no sistema de formação das opiniões de voto.
O two-step flow of communication (ou modelo de influência interpessoal), proposto por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, inovou ao demonstrar que a opinião dos indivíduos é influenciada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Empírica de Campo
  • WOLF, Mauro. “A abordagem empírico-experimental ou da persuasão” e “A abordagem empírica de campo ou «dos efeitos...
  • A Teoria Empírico-Experimental da Persuasão (AEE) e a Abordagem Empírica em Campo (AEC),
  • Teoria de efeitos limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teorias empíricas de campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!