Ativ 13790

555 palavras 3 páginas
ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8

ATIVIDADE DA AULA 5

Por que dizemos que o trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical? Comente. (mínimo de linhas 9)

A Filosofia nos leva à reflexão, questionamento, indagação. É por meio do comportamento filosófico, essencialmente, da postura crítica e analítica, que nós aprendemos a rejeitar as idéias prontas, os “pré-conceitos”, os “achismos”. Nós nos propomos a questionar, se aquilo que está sendo repassado é verdadeiro ou se está equivocado. A reflexão racional e radical ocorre quando, colocamos em dúvida aquilo que nós mesmos pregamos, ou nossa religião, ou nossa cultura, enfim, é radical, pois exige que sejamos radicais, exigentes, disciplinados, para que não deixemos nosso cérebro pregar uma peça em nós mesmos. Isso ocorre, por que temos a tendência de acreditar naquilo que nos trará benefícios, então, nosso cérebro filtra a realidade de acordo com aquilo que é conveniente ver, ocultando parte da realidade que não nos é favorável. É necessário que sejamos radicais com nós mesmos a fim de rejeitar culturas e tradições que carregamos uma vida inteira, repassadas de pai para filho, enfim, se desfazer de idéias pré elaboradas e buscar respostas, muitas vezes contrárias àquelas que sempre acreditamos.

ATIVIDADE DA AULA 6

Disserte sobre a frase: Quando conheço, torno-me idêntico com o outro, não fisicamente, mas intencionalmente.(mínimo de linhas 9)

A primeira necessidade que temos quando os aproximamos de alguém, é conhecê-lo melhor, seus desejos, anseios, manias, qualidades e defeitos, queremos saber de onde veio, que tradições, culturas, valores carrega consigo, sua forma de agir e reagir diante de determinadas situações.

À medida que vamos conhecendo o outro, cada vez mais nos aproximamos dele, a distância diminui, os desejos, anseios, formas de pensar e de agir, se aproximam cada vez mais, colocamo-nos no lugar dele, a fim de compreendê-lo e assim, tão logo,

Relacionados