ativ 12085

1673 palavras 7 páginas
Atividade 4 Acadêmicas e acadêmicos, envie a 4ª atividade, envie a atividade abaixo somente pelo portfólio 4, seguindo as mesmas orientações que disponibilizei na primeira atividade.
RGM. 053.11040 – JUCIMARA RODRIGUES BORGES KAKU
Faça uma leitura criteriosa das aulas 07, 08 e 09, visando responder o questionamento a partir da seguinte afirmação.
1 - A escola como instituição educacional é um espaço propício para se perceber a afirmação de processos identitários. Baseado nessa a afirmação, como se deu a educação dos imigrantes, vindo da Prúcia?
Ao chegar ao Brasil, os alemães encontraram um quadro de educação muito diferente daquele vivenciado, elevado número de analfabetos e a precariedade das escolas públicas. A instalação e manutenção de escolas feitas pelos imigrantes foi uma das primeiras iniciativas tomada pelos núcleos de colonização, os mesmos buscavam por uma instituição que se tornou características das comunidades rurais, a escola paroquial e comunitária, essa herança foi trazida da Alemanha onde a educação se expandia entre a população desde o século XVIII.
A escola foi um elemento cultural importante para os imigrantes, tanto que nem esperaram as iniciativas do governo brasileiro para construí-las, a comunidade alemã foi de grande importância para a questão escolar, de modo que sua iniciativa tornou singular para o contexto do país (Kreutz, 1994 p. 50). Neste país, os protestantes alfabetizavam a população por motivos religiosos e algumas iniciativas católicas quanto à escolarização protestante, até o século XVIII o ensino religioso ocupava um lugar central nas escolas católicas e protestantes, pois havia grande preocupação quanto a formação de bons cristãos.
Eram exigidas dos professores algumas habilidades, como ensinar a catequese (se fosse católico) cantar no coral durante a missa, exercer funções religiosas com o exercício do magistério, ter uma disciplina rigorosa e a competência técnica que o ofício exigia. A função político social

Relacionados