ATD1 Sociologia da Educa o

262 palavras 2 páginas
- Podemos pensar que dentro do nosso país / região / cidade / bairro, lidamos com diversas realidades e culturas? Justifique
Lidamos com uma diversidade de culturas no nosso país, cada local tem pessoa que possui suas próprias realidades. A realidade do ''eu'' pode não ser igual ao do ''outro'' e é isso que nos difere. Cada um tem sua própria forma de pensar, de ver o mundo e de ter seu próprio conhecimento, isso em qualquer ambiente. O mesmo acontece com os aspectos culturais, em um mesmo local pode ter diversas culturas que se dão na maneira de pensar, de se vestir, de se comportar, de ter sua própria escolha espiritual, entre outras.
Também é um apontador dessa diferença de realidades o espaço geográfico, como os bairros pobres ao lado de condomínios de luxo, ou mendigos no centro da cidade. Se estreitar bem o olhar pode encontrar todo o tipo de opinião, etnia, sexualidade, religião e preferência.
Por isso sempre lidamos com diversas realidades e culturas em nosso meio.
“Independente de qual local, sempre terá pessoas com realidades e culturas diferentes, o correto é respeitar”.

- Podemos afirmar que a escola deve se adequar à realidade da sociedade, ou ao contrário, deve passar apenas os mesmos conteúdos, independente do lugar ou sociedade em que esteja inserida?
Podemos sim, pois este espaço urbano reúne diferentes pessoas e culturas por que são espaços variados, pois além de tudo é um espaço de inclusão, a escola deve se adequar à realidade da sociedade e contextualizar os temas estudados à realidade dos seus alunos, para dar veracidade aos temas estudados.

Relacionados