atd1 psicologia e historia

406 palavras 2 páginas
Todos os anos milhares de professores são formados, mas o verdadeiro educador é aquele que tem compromisso com seus alunos, com seu ensino, que leva em consideração a história de seu aluno, que se preocupa em proporcionar alternativas para que ocorra a construção do conhecimento. O profissional da educação precisa ter amor e paixão, mas a formação é essencial para o seu sucesso e é nessa formação que é ajudado a “nascer”, pois o profissional aprende a desenvolver sua paixão natural, aprende a usar seu dom e explorar suas habilidades com excelência.
A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva.

- A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas,
1. O modelo educacional implantado pelos jesuítas no Brasil-Colônia atendeu a quais interesses? Explique e aponte três contribuições dos jesuítas para a educação no período citado. (máximo 08 linhas)
2. O que estabeleceu a Constituição de 1824 a respeito da educação? O que estava previsto foi concretizado? Explique. (máximo 07 linhas) os interesses dos índios eram deixados de lado e o desejo em convertê-los ao cristianismo e integrá-los ao processo colonizador dava a direção. A escola primária era considerada a ‘’escola de ler e escrever’’ possuindo também canto orfeônico e a música instrumental.
A educação jesuítica não se preocupou com a camada da população mais pobre, privilegiando e direcionando suas atividades sobretudo para as elites da colônia,

A educação implantada pelos jesuítas tinha por objetivo preservar os interesses da elite da classe dominante. Embora tenham contribuído com a formação de colégios, escolas de ler e escrever e difundir a língua portuguesa, o modelo de educação jesuítica, revestida de fé cristã, não se preocupava com

Relacionados

  • Psicologia da educação
    391 palavras | 2 páginas
  • Did Tica
    1145 palavras | 5 páginas