ATD1 Comunica O Educa O E Tecnologia

336 palavras 2 páginas
ATD1- Comunicação, Educação e Tecnologias
ATD1 - texto online
Nesta Etapa 2 da ATD1 (atividade avaliativa), você deve elaborar um texto sobre as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e os professores.
Para tanto, utilizando as informações obtidas no Fórum não avaliativo pertencente à Etapa 1 da ATD 1, textos e aulas iniciais, coloque as suas opiniões a partir dos seguintes questionamentos:
A tecnologia pode se constituir como uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento?
Qual é o papel do professor diante das novas tecnologias? Ele continua sendo um mero transmissor de informações? Orientações para o desenvolvimento do seu trabalho
- O texto deve ser autoral e conter de 150 a 200 palavras.
Há dois documentos para orientação sobre como realizar a sua atividade, na nossa sala: Guia e Tutorial.
Bom trabalho!

Cada vez mais as novas tecnologias fazem parte do nosso cotidiano e o ambiente escolar não poderia ficar fora dessa evolução. Os alunos da “geração digital” já nascem imersos nesse contexto, onde a tecnologia se faz extensão deles. Segundo KERCKHOVE, na Pele da Cultura “os media eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.
Mas não é simplesmente introduzir novas ferramentas pedagógicas faze-se necessário atualizar as práticas de ensino promovendo e incentivando a interatividade e aí entra a figura do professor como mediador no processo de aprendizagem.
Segundo GOUVÊA “O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também

Relacionados

  • ATD1 Tecnologia Educa O E Comunica O
    264 palavras | 2 páginas