Astecas

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
Principais atividades econômicas
A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana.
Os astecas usavam técnicas agrícolas avançadas para a época. Construíram complexos sistemas de irrigação do solo e obras dedrenagem.
Além da agricultura, os astecas viviam da pesca, caça e confecção de objetos artesanais (potes, cestos, joias, etc.). chinampas :canteiros flutuantes
Comércio
O comércio interno era intenso no Império Asteca. Havia comerciantes especializados em vários tipos de produtos. A economia funcionava na base da troca de produtos, porém as sementes de cacau eram usadas como uma espécie de moeda.O comércio permitia que a cidade fosse bem abastecida através de uma economia de trocas. O controle dos alimentos era feito por fiscais que impediam a venda de produtos estragados. O grande mercado era em Tlateloco, uma imensa praça que deveria reunir por volta de 25 mil pessoas interessadas em comercializar seus produtos. Tecidos coloridos, roupas e utensílios de madeira, cobre, peles, plumas ealimentos como frutas, legumes, caças e mesmo bolos, já preparados, podiam ser encontrados e comercializados no grande mercado. Para facilitar os negócios, era comum o uso de grãos de cacau como moeda. Grande parte das comunicações na cidade era feita através de canoas. Os impostos eram pagos em mercadorias. Os alimentos armazenados eram distribuídos para a população em épocas de fome.
Trabalho
Otrabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão. Estes últimos atuavam na construção de obras públicas e eram controlados, na base da violência, pelas autoridades militares, religiosas e governamentais.
Tributos
Os astecas pagavam muitos tributos ao estado. Estes tributos eram pagos comparte da produção ou prestação de serviços. Os tributos eram usados , principalmente, na construção de estradas, canais, palácios e diques.
Desigualdades sociais
A economia asteca gerava muita desigualdade. Os governantes e as autoridades militares e religiosas viviam em ótimas condições financeiras, pois grande parte da renda do império concentrava-se nestas camadas sociais privilegiadas.
Já ostrabalhadores braçais, que formavam grande parte da população asteca, pagavam muitos tributos, recebiam pouco e , por isso, viviam em estado de pobreza.
Os Astecas habitavam as terras do atual campo onde hoje está o México.
Os Astecas era um povo que tinha uma economia de base agrária, com aperfeiçoamentos de técnicas de produção, incluindo o uso de adubos e a construção de barragens e canais deirrigação.
No planalto mexicano, a ausência de chuvas combinada com um clima quente, provocava o ressecamento do solo. Por isso, eram necessários aperfeiçoamentos no processo de irrigação, o que exigia o trabalho coletivo das comunidades. Esse trabalho era realizado em regime de servidão.
A camada superior da sociedade não trabalhava. Ela dominava os trabalhadores com o uso da força militar e coma autoridade religiosa. O poder militar, era usado para forçar o pagamento de tributos, para conquistar novos territórios e para submeter as comunidades conquistadas. O poder da religião servia para impor a crença dos deuses e que esses deuses não recompensariam as comunidades com boas colheitas se elas não pagassem seus tributos ao Estado.
Os tributos eram constituídos por uma parte daquilo quea comunidade produzia, por serviços prestados na construção de obras públicas (canais, represas e estradas) e no atendimento às camadas dirigentes nos palácios.
O principal produto era o milho. Cultivavam também o feijão, mandioca, abóbora, batata-doce, tomate, cacau, além de frutas como o abacaxi, maracujá, banana e caju.
Apesar de sua economia ser inteiramente voltada para a agricultura, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • asteca
  • Astecas
  • Astecas
  • Quem foram os Astecas
  • astecas
  • Astecas
  • ASTECAS
  • astecas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!